Políticas Editoriais

Foco e Escopo

O periódico Arquivos de Ciências do Mar constitui o meio de comunicação científico do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), Universidade Federal do Ceará. Sua distribuição para cerca de 200 instituições nacionais e estrangeiras é gratuita, sendo este intercâmbio a principal fonte alimentadora do acervo da Biblioteca Setorial do LABOMAR. Esta revista tem periodicidade semestral, e se dedica à divulgação de pesquisas nos seguintes campos de estudo:

  • Oceanografias Física e Química
  • Geologia e Geoquímica Marinhas
  • Biologia
  • Bioecologia
  • Dinâmica Populacional
  • Prospecção Pesqueira
  • Maricultura
  • Microbiologia Ambiental e do Pescado
  • Tecnologia da Pesca e do Pescado
O setor administrativo do periódico é constituído de uma Comissão Editorial e de um Conselho Consultivo, encarregado de dar pareceres técnico-científicos sobre o mérito dos artigos submetidos, com indexação em: Aquatic Sicences and Fisheries Abstracts (ASFA), Índice de Revistas Latino-americanas em Ciencias e Zoological Record.

 

Políticas de Seção

Artigos originais

Um texto será considerado original quando representa um avanço no conhecimento da área de estudo e permite ao leitor avaliar objetivamente os dados apresentados e sua fundamentação teórica.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Notas Científicas

Trata-se de uma descrição concisa mas completa de um assunto sujeito a investigação de caráter limitado, e sem a mesma estrutura de um artigo original.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revisões científicas

Trata-se da revisão geral de uma área do conhecimento, constando do processo de compilação, análise e discussão de informações já publicadas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...