DUNE MIGRATION AND AEOLIAN TRANSPORT ALONG CEARÁ STATE, BRAZIL: DOWNSCALING AND UPSCALING AEOLIAN INDUCED PROCESSES

Autores

  • Luis Parente Maia 1 Professor Adjunto, Departamento de Geologia, Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici, Bloco 912, Pici, Fortaleza, CE - Brazil.
  • José A. Jiménez Assoc. Professor, Laboratori d’Enginyeria Marítima, ETSECCPB, Universitat Politécnica de Catalunya, c/ Jordi Girona 1-3, Campus Nord, ed. D1, 08034 Barcelona, Spain.
  • Jordi S. Raventos Professor, Dept. de Geologia, Universitat de Barcelona, Espanha.
  • Jader Onofre de Morais Professor Titular, Departamento de Geociências, Universidade Estadual do Ceará, Campus do Itaperi, Fortaleza, CE, Brazil.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v33i1-2.11844

Palavras-chave:

migração de dunas, transporte eólico, direção do vento, pluviosidade, Estado do Ceará.

Resumo

Evolução das dunas e transporte eólico de sedimentos foram estudos ao longo da costa do Estado do Ceará. Campos de dunas barcanasse encontram em equilíbrio, sendo constantes relações morfométricas tais como “altura da crista/largura” e “largura/ comprimento”. A migração de dunas depende do seu tamanho, variando numa relação inversa. Dunas barcanas na praia de Jericoaoara migram a uma taxa de 17,5 m/s, enquanto os lençóis de areia o fazem a 10,0 m/s. Esta dependência ressalta a existência de equilíbrio no campo de duna, isto é, através de transporte eólico constante e migração de acordo com seu volume. O transporte agregado de sedimento obtido com a migração das dunas barcanas foi da ordem de 78 m3 /m/ano na praia de Jericoacoara e 89 m3 /m/ano na praia de Pecém, não apresentando correlação com o tamanho da duna. Verificou-se uma diferença de 30% entre o valor do transporte calculado usando-se um modelo preditivo como função de uma potência da velocidade do vento e aquele calculado por integração numa escala anual. A concordância entre os dois enfoques para estimar transporte eólico foi associada com condições climatológicas específicas na área de estudo, quais sejam componentes orientais da direção do vento e pluviosidade concentrada em alguns meses do ano.

Downloads

Publicado

2017-05-05

Edição

Seção

Artigos originais