GENETIC ANALYSIS OF THE STOCK STRUCTURE OF THE YELLOWFIN TUNA, Thunnus albacares, IN THE SOUTHWEST EQUATORIAL ATLANTIC OCEAN AS SUGGESTED BY MITOCHONDRIAL DNA SEQUENCES
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v33i1-2.11847Palavras-chave:
Genética populacional, DNA mitocondrial, administração pesqueira, Thunnus albacares.Resumo
A pesca de atum é uma atividade crescente no nordeste do Brasil, onde a albacora lage (Thunnus albacares, Bonnaterre 1788) é a espécie mais abundante. A distribuição populacional de T. albacares no Oceano Atlântico equatorial tem sido considerada contínua no meio científico, porém a Comissão Internacional para Conservação do Atum do Atlântico (ICCAT) trabalha com a descontinuidade desta população. Por razões práticas uma hipótese de “dois estoques”, separados a 30° W, tem sido usada na administração pesqueira desta espécie. No presente trabalho foi utilizada a técnica de sequenciamento de de DNA mitocondrial para investigar a variação genética no estoque de T. albacares do Oceano Atlântico equatorial sudoeste, e a posição genética desta espécie dentro do gênero Thunnus. Dentre os 401 pares de bases amplificados do gene do citocromo b, um único nucleotídeo variável foi indentificado entre 35 amostras coletadas de T. albacares. Este nível de divergência é muito baixo e não é suficiente para determinar a presença de dois estoques na área estudada. A monofilia do gênero Thunnus foi confirmada pelas análises filogenéticas e as albacoras lage do Canadá e EUA estão mais proximamente relacionadas entre si de que com a brasileira. As espécies mais próximas a T. albacares foram T. atlanticus e T. tonggol. Com base nos resultados obtidos neste estudo, é sugerido que as autoridades do ICCAT e IBAMA considerem apenas um estoque de T. albacares para fins de administração da pesca Oceano Atlântico equatorial sudoeste.Downloads
Publicado
2017-05-05
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).