A CAPTURA INCIDENTAL DE CIENÍDEOS EM ARRASTO EXPERIMENTAL COM REDE-DE-PORTAS UTILIZADA NA PESCA DO CAMARÃO-SETE-BARBAS, Xiphopenaeus kroyeri, NO ESTADO DO PARANÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v44i2.168Palavras-chave:
sciaenidae, fauna acompanhante, rede-de-arrasto de portas, paranáResumo
Arrastos experimentais foram feitos a fim de avaliar a captura incidental de peixes da família Sciaenidae, na área de pesca do camarão sete-barbas no litoral do Paraná, Brasil. As capturas foram realizadas mensalmente no período de agosto de 2004 a julho de 2005, utilizando-se redes de porta, nas profundidades de 6, 9, 12 e 15 metros em cinco radiais perpendiculares à costa, entre a barra da Ararapira e Matinhos. Um total de 41674 indivíduos de 21 espécies de cienídeos foi capturado. As espécies mais representativas foram: Stellifer rastrifer (37,8%), Ctenosciaena gracilicirrhus (11,8%), Paralonchurus brasiliensis (11,1%), Larimus breviceps (10%), Stellifer brasiliensis (9,5%), Cynoscion jamaicensis (5,1%), Isopisthus parvipinnis (5,1%), Menticirrhus americanus (3,3%), (1,9%) e Stellifer stellifer (1,6%), as quais totalizaram 97,3% dos cienídeos amostrados. A maior captura numérica ocorreu na profundidade de 6 m (39%), seguida das de 9 m (28%), 12 m (18%) e 15 m (15%). Os indivíduos, em sua maioria, eram imaturos e de sexo indeterminado. Os cienídeos contribuíram com mais de 50% da biomassa total da ictiofauna, perfazendo, no mínimo, 19,8 kg (34,2%) no mês de novembro de 2004 e no máximo com 99,3 kg (74%) no mês de março de 2005.Downloads
Publicado
2011-09-01
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).