DISTRIBUIÇÃO BATIMÉTRICA DE RECURSOS PESQUEIROS NO TALUDE CONTINENTAL DO SUDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v31i1-2.31380Palavras-chave:
distribuição batimétrica, barcos linheiros, recursos pesqueiros, talude continental, sudeste do Brasil, abundância relativa, faixas de profundidade.Resumo
Este trabalho trata da distribuição batimétrica de recursos pesqueiros no talude continental do sudeste do Brasil, entre as latitudes 23' - 26' S, com base nos dados das pescarias de linheiros (1986 - 1995), em profundidades de 201 - 650 m. As principais espécies explotadas foram as seguintes, com as correspondentes participações no total das capturas: batata, Lopholatilus vilarii Ribeiro (59,2%); namorado, Pseudopercis numida Ribeiro (20,9%); e cherne, Epinephelus niveatus (Valenciennes) (9,9%). A produção de pescado e o esforço de pesca tenderam a decrescer com o aumento da profundidade dos pesqueiros, o oposto acontecendo com a abundância relativa (CPUE), pelo menos até a isóbata de 550 metros. No conjunto das pescarias, a média da CPUE correspondeu a 0,8 kg/anzol-dia. As três espécies principais foram
pescadas em profundidades de até 650 metros. As maiores capturas do batata ocorreram entre 201 - 300 m de profundidade e a CPUE tendeu a crescer com o aumento da fundura dos pesqueiros - seu valor médio foi 0,5 kg/anzol-dia. As maiores capturas do namorado e do cherne ocorreram entre 201 - 250 m de profundidade e as CPUEs médias foram 0,2 e 0,1 kg/anzol-dia, respectivamente. Apenas para o batata os dados sugerem migração para águas mais profundas, a qual pode ocorrer durante o inverno.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).