ATIVIDADE DE DRAGAGEM E CIRCULAÇÃO DE MASSAS DE ÁGUAS OCEÂNICAS: POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS NAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS NA PLATAFORMA CONTINENTAL INTERNA ADJACENTE À BAÍA DE GUANABARA (RJ)
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v53iEspecial.42684Resumo
A atividade de dragagem é realizada em regiões portuárias para o aprofundamento, o alargamento e a manutenção do livre acesso das embarcações, bem como para a prevenção de acidentes e perdas, tendo, no entanto, como consequências mudanças na hidrodinâmica, nas características geofísicas e eventualmente alterações na geoquímica da água e do sedimento. Diante disso, o presente estudo visa caracterizar as massas d’água da entrada da Baía de Guanabara/RJ, Brasil, incluindo a área de descarte do material dragado
da região. Esta análise inicial será referência para estudos posteriores de como essa atividade pode alterar e/ou potencializar a circulação das águas e suas consequências. A partir de dados históricos e com o uso do software de análise oceanográfica Ocean Data View, foi possível observar a variabilidade sazonal natural da área, permitindo levantar questões que dão início a este tipo de análise, bem como a identificação de alguns impactos negativos e positivos no âmbito ambiental decorrente dessas correlações.
Palavras-chave: dragagem, ACAS, Baía de Guanabara.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).