PROPOSTA METODOLÓGICAPARA O MAPEAMENTO DOS DANOS CAUSADOS POR EVENTOS EXTREMOS EM PRAIAS DENSAMENTE URBANIZADAS
Resumo
A repercussão dos efeitos de eventos extremos na zona costeira, sobretudo nos processos de erosão, tem estimulado a proposição de diferentes alternativas metodológicas para a análise de sua vulnerabilidade. A identificação das áreas mais suscetíveis à erosão representa um elemento de apoio à gestão e prevenção de desastres naturais, mas pouca atenção tem sido dada ao desenvolvimento de estratégias de mapeamento dos impactos efetivamente sofridos. Este estudo tem como objetivo propor uma metodologia para o mapeamento de danos baseada no emprego de indicadores de eventos erosivos na Praia dos Ingleses, SC. Após a ocorrência de fortes eventos erosivos na área de estudo foram realizados levantamentos de campo para identificar feições pontuais que caracterizassem distintos estágios erosionais no pós-praia, tendo os mesmos servido de base para a elaboração de um esquema de classificação contínuo ao longo da área. O mapeamento dos níveis de danos mostrou que existe uma variabilidade importante na exposição da praia estudada, havendo uma relação direta entre a proximidade da urbanização à linha de costa e a supressão duna frontal e com as maiores intensidades dos danos sofridos.
Copyright (c) 2021 Arquivos de Ciências do Mar

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).