VARIAÇÃO DA LINHA DE COSTA NO LITORAL LESTE DO ESTADO DO CEARÁ: O CASO DA RESEX DA PRAINHA DO CANTO VERDE
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v53iEspecial.42693Resumo
A zona costeira, área de extrema dinamicidade devido à interação entre os sistemas marinhos e continentais e aos também fenômenos climáticos, tem passado por consequentes alterações em decorrência das mudanças climáticas cada vez mais recorrentes e severas, implicando diretamente na linha de costa, seja na forma de erosão, seja na progradação. Dessa forma, utilizando-se das metodologias associadas às técnicas de geoprocessamento, foi possível verificar que nos últimos 13 anos o trecho de praia que compreende a Resex da Prainha do Canto Verde, localizada no litoral leste do Ceará, apresentou taxas de erosão que variam
entre -4,14 m/ano e -2,33 m/ano (EPR) e de -3,66 m/ano a -1,77 m/ano (LRR). Em termos totais, isso representa um recuo da linha de costa que variou entre pouco mais de 50 m, no máximo, e mínimo de 23 m de acordo com as estatísticas utilizadas pela extensão DSAS.
Palavras-chave: erosão costeira, linha de costa, gerenciamento costeiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).