OCORRÊNCIAS DE MAMÍFEROS AQUÁTICOS NO ESTADO DE PERNAMBUCO, BRASIL
Mamíferos Aquáticos, Pernambuco, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v53i1.43288Resumo
Os mamíferos aquáticos utilizam como habitat todo o território brasileiro; entretanto, até o presente momento não se tinha uma descrição sistematizada das espécies que ocorrem no litoral do estado de Pernambuco. O atendimento aos encalhes é uma importante ferramenta para obtenção desses registros, assim como para gerar informações sobre as populações e respectivas ameaças às quais estão sujeitas. Este trabalho teve como objetivo descrever a ocorrência, diversidade e distribuição de mamíferos aquáticos no estado de Pernambuco, Brasil. O conhecimento adquirido foi oriundo do banco de dados das instituições
da Rede de Encalhes de Mamíferos Aquáticos do Nordeste, que atuaram no estado entre 1984 e 2015, contemplando animais vivos e mortos. Foram registrados 157 eventos de encalhes em Pernambuco, correspondendo a 18 espécies de mamíferos aquáticos. Sotalia guianensis foi a espécie mais abundante (28,7%), seguida por Tursiops truncatus (17,2%) e Trichechus manatus (9,6%). Foi identificada a presença de espécies ameaçadas e migratórias, sendo as atividades antrópicas a maior ameaça. Os municípios de Recife e Olinda apresentavam-se como área de descontinuidade de ocorrência do peixe-boi- marinho; entretanto,
este estudo identificou animais nativos nessas localidades. O atendimento sistematizado aos encalhes e as campanhas educativas são essenciais para garantir a conservação dessas espécies no estado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).