LENGTH-WEIGHT RELATIONSHIPS OF 12 FISH IN A TROPICAL ESTUARY FROM NORTHEAST BRAZIL
Relações comprimento-peso de 12 peixes em um estuário tropical do Nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v54i2.44041Resumo
Os ambientes estuarinos são altamente dinâmicos e têm uma grande diversidade de espécies de peixes. No presente estudo foram estimadas relações de peso-comprimento para 12 espécies de peixes no complexo estuarino do Canal de Santa Cruz, usando métodos convencionais e análise bayesiana. As amostras foram coletadas em um dia de cada mês, entre julho de 2013 e junho de 2014, e obtidas com redes de emalhar (100 a 200 × 2,2 m, malha 30, 40 e 50 mm). Foram analisadas 12 espécies de peixes, representando 3 ordens e 6 famílias. Das 12 espécies estudadas, apenas Diapterus auratus, Diapterus rhombeus e Bairdiella ronchus foram analisadas no estado de Pernambuco, e há um número limitado de análises para as espécies Strongylura marina, Harengula clupeola, Opisthonema oglinum, Anchovia clupeoides, Anchoa tricolor e Oligoplites saurus na região Nordeste do Brasil.
Palavras-chave: ictiofauna, alometria, fator de condição, análise bayesiana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).