LENGTH-WEIGHT RELATIONSHIPS OF 12 FISH IN A TROPICAL ESTUARY FROM NORTHEAST BRAZIL
Relações comprimento-peso de 12 peixes em um estuário tropical do Nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v54i2.44041Resumo
Os ambientes estuarinos são altamente dinâmicos e têm uma grande diversidade de espécies de peixes. No presente estudo foram estimadas relações de peso-comprimento para 12 espécies de peixes no complexo estuarino do Canal de Santa Cruz, usando métodos convencionais e análise bayesiana. As amostras foram coletadas em um dia de cada mês, entre julho de 2013 e junho de 2014, e obtidas com redes de emalhar (100 a 200 × 2,2 m, malha 30, 40 e 50 mm). Foram analisadas 12 espécies de peixes, representando 3 ordens e 6 famílias. Das 12 espécies estudadas, apenas Diapterus auratus, Diapterus rhombeus e Bairdiella ronchus foram analisadas no estado de Pernambuco, e há um número limitado de análises para as espécies Strongylura marina, Harengula clupeola, Opisthonema oglinum, Anchovia clupeoides, Anchoa tricolor e Oligoplites saurus na região Nordeste do Brasil.
Palavras-chave: ictiofauna, alometria, fator de condição, análise bayesiana.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).