SECOND REPORT OF THE OCCURRENCE OF GIANT TIGER PRAWN, Penaeus monodon FABRICIUS, 1798 (CRUSTACEA: DECAPODA), IN RIO GRANDE DO NORTE STATE, NORTHEAST BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v48i2.5855Palavras-chave:
Penaeidae, Penaeus monodon, registro de ocorrência, espécie exótica, carciniculturaResumo
Em abril de 2012, um exemplar do camarão tigre gigante , Penaeus monodon , foi capturado por uma embarcação artesanal, utilizando rede de arrasto de fundo na região costeira da plataforma continental setentrional do Estado do Rio Grande do Norte, Nordeste do Brasil. O espécime, do sexo feminino, foi coletado a 4 metros de profundidade e possuía um comprimento total parcial de 249.6 mm e 173 g de peso total. Este é o segundo registro de P. monodon para o litoral do Rio Grande do Norte, 11 anos após o primeiro registro, o que sugere a expansão para o sul desta espécie no Nordeste do Brasil.
Downloads
Publicado
2015-12-01
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).