EFEITO DE DIFERENTES FERTILIZANTES INORGÂNICOS NA COMPOSIÇÃO DO FITOBENTOS EM VIVEIROS DE CULTIVO DE Litopenaeus vannamei
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v47i1.5953Palavras-chave:
Litopenaeus vannamei, cultivo, nitrato de sódio, uréia, Cyanophytas, Bacillariophytas.Resumo
A composição do fitobentos foi analisada em viveiros de Litopenaeus vannamei submetidos a diferentes estratégias de fertilização inorgânica. O desenho experimental foi completamente casualisado com dois tratamentos: T1 - nitrato desódio enriquecido com fósforo, silicato, boro, magnésio, enxofre e potássio, e T2 - ureia, superfosfato triplo e silicato de sódio. O fitobentos foi coletado na quinta e nona semanas de cultivo e os grupos identificados foram: Cyanophytas,Bacillariophytas Pennales e Centrales. A densidade média das Bacillariophytas Pennales (p<0,05) foi significativamente maior na nona semana de cultivo no T2 (84.333 cel./mL) comparada ao de T1 (31.000 cel./mL). Porcentagem média dasdensidades de Cyanophytas e Bacillariophytas Centrales, e peso dos camarões foram similares em ambos os tratamentos.Downloads
Publicado
2014-07-01
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).