DENSITY AND DISTRIBUTION OF Chiridota rotifera (POURTALÈS, 1851) (ECHINODERMATA: HOLOTHUROIDEA: CHIRIDOTIDAE) ON PACHECO BEACH, CEARÁ STATE
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v43i2.5991Palavras-chave:
litoral cearense, distribuição, holotúria, zona entre-marésResumo
A densidade populacional e distribuição de Chiridota rotifera na Praia do Pacheco, Caucaia, Ceará foi investigada no presente trabalho. Foram realizadas coletas no período de Outubro a Dezembro de 2002 e Abril a Junho de 2003, utilizando-se três transectos perpendiculares à linha d’água com extensão de 120 metros cada um, desde a região de mesolitoral até infralitoral. Para a contagem de indivíduos, foram utilizados quadrados de 50 cm de lado. Para análise da distribuição dos indivíduos foi utilizado o índice de Morisita. A densidade média encontrada foi 0,8 ind.m- ². A diferença de densidade nas estações seca e chuvosa não foi significativa (p>0,05). Houve uma diferença significativa na localização dos organismos em relação à distância da linha de costa nas duas estações (p<0,05), sendo os mesmos observados a uma menor distância da linha de costa no período chuvoso. A distribuição dessa espécie foi considerada agregada.Downloads
Publicado
2010-11-01
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).