CRIAÇÃO DA COLEÇÃO DE MOLUSCOS DA UFERSA: UMA CONTRIBUIÇÃO À MALACOLOGIA NO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

  • Inês Xavier Martins Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Laboratório de Moluscos (Labmol). Mossoró – RN.
  • Ellano José da Silva Universidade Federal do Ceará, Instituto de Ciências do Mar (Labomar).
  • Ana Paula Mariane de Morais Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Laboratório de Moluscos (Labmol). Mossoró – RN.
  • Rosane Lopes Ferreira Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Laboratório de Moluscos (Labmol). Mossoró – RN.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v49i0.6131

Palavras-chave:

Dragagens, Malacofauna, Taxonomia, Nordeste brasileiro, Catalogação, Fósseis, Conchas

Resumo

A escassez de informações referentes à fauna de moluscos no Nordeste, principalmente no Rio Grande do Norte, justifica a criação de uma coleção malacológica científica para a região. A Coleção Malacológica da UFERSA foi criada em 2009 com a incorporação da coleção particular do prof. Henry Ramos Matthews, além de material oriundo de dragagens por embarcações científicas, de pesca e fósseis coletados na Bacia Potiguar, previamente depositados na instituição. Material recente, coletado entre 2010 e 2012 pelo projeto “Levantamento da Malacofauna do Oeste Potiguar” também está sendo depositado na coleção. A catalogação em massa dos exemplares foi iniciada apenas em 2014. Atualmente, a coleção conta com 182 lotes catalogados e outras centenas aguardando o processo de tombo.

Downloads

Publicado

2017-02-13

Edição

Seção

Artigos originais