CARACTERIZAÇÃO DA FROTA PESQUEIRA DE ITAIPAVA, ES, BRASIL
Characterization of the fishing fleet of Itaipava, ES, Brazil
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v55i1.62567Resumo
Com o intuito de contribuir com a diminuição da lacuna de conhecimento sobre as características das embarcações do Espírito Santo, o presente trabalho teve como objetivo principal realizar a caracterização da frota pesqueira no litoral sul do Espírito Santo, com ênfase no município de Itapemirim, no distrito de Itaipava. A partir dos dados coletados foram registradas 331 embarcações. Entre os apetrechos de pesca, o espinhel teve a maior participação nas embarcações pesqueiras de Itaipava, seguido da linha e da rede de espera. Houve uma incidência maior de embarcações com comprimento de 12 a 14 metros, arqueação bruta de 0 a 5, propulsão motorizada, número de tripulantes igual a 2 e período de fabricação entre 2000 e 2005. Considerando as variáveis analisadas neste estudo, podemos observar que a frota de Itaipava é bastante diversificada, que se alterou de, essencialmente, pequeno porte a uma frota com maior porte após o direcionamento na construção de embarcações maiores entre 1995 e 2005 para a pesca de atuns e afins. Com isso, a frota pesqueira avaliada tem grande participação na economia pesqueira do Espírito Santo devido a sua relativa alta capacidade de carga e recursos pesqueiros de elevada importância
econômica.
Palavras-chave: embarcação, apetrecho, pesca, Itapemirim.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).