TOLERANCE OF FRESHWATER BIVALVE Cyanocyclas brasiliana (Deshayes, 1854) TO THE VARIATION OF SALINITY IN LABORATORY CONDITIONS
Tolerância do bivalve dulcícola Cyanocyclas brasiliana (Deshayes, 1854) à variação de salinidade em condições de laboratório
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v55i1.62686Resumo
A espécie Cyanocyclas brasiliana (Deshayes, 1854) é endêmica da América do Sul e ocorre no norte do Brasil, nos estados do Amazonas, Pará e Piauí. O presente estudo foi realizado no estuário do Rio Parnaíba, Piauí, Brasil. O limite de tolerância e a sobrevivência do bivalve de água doce Cyanocyclas brasiliana, submetido a um gradiente de salinidade crescente, foi avaliado em condições de laboratório. Os espécimes (19,49 a 26,47 mm) foram mantidos em recipientes com 2 litros de água com aeração constante e densidade de 2,5 animais por litro. Foram realizados 7 tratamentos (salinidades de 0, 1, 2, 3, 4, 5 e 6) com 5 repetições por tratamento. Nas primeiras 36 horas não houve óbito de nenhum indivíduo; a mortalidade iniciou após 48 horas em 3, 4, 5 e 6‰; foi mais significativo de 72 a 96 horas para tratamentos variando de 2 a 6‰ e todos os espécimes para tratamentos de 2 e 3‰ morreram de 120 a 144 horas. A CL50 varia de 3,1 às 72 h e 3,3 às 84 h, portanto a salinidade média limitante foi de 3,2‰ e essa espécie é caracterizada como estenohalina. O tempo letal de morte (LT50) foi: 81,8; 82,3; 78,5; 61,1 e 63,5 h para salinidades de 2, 3, 4, 5 e 6‰, respectivamente. Essa espécie não suporta grandes variações de salinidade em condições experimentais, estando bem adaptada para sobreviver em salinidades entre 0 e 1.
Palavras-chave: endemia, mortalidade, sobrevivência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).