OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E NUTRICIONAL DE CONCENTRADO PROTEICO DE RESÍDUOS DE FILETAGEM DE SARAMUNETE (Pseudupeneus maculatus - BLOCH, 1793)

Obtaining and physicochemical and nutritional characterization of protein concentrate from fillet residues of saramunete, Pseudupeneus maculatus (Bloch, 1793)

Autores

  • Rodrigo Pinheiro Crasto Amaral Bolsista de iniciação científica do CNPq, graduando em Engenharia de Pesca na Universidade Federal Rural de Pernambuco, Av. Dom Manoel de Medeiros, km 8, Dois Irmãos, PE, 52171-900. Recife - PE, Brasil.
  • Eloá Dandara Carvalho da Silva Graduanda em Engenharia de Pesca na Universidade Federal Rural de Pernambuco, Av. Dom Manoel de Medeiros, km 8, Dois Irmãos, PE, 52171-900. Recife - PE, Brasil.
  • Paulo Roberto Campagnoli de Oliveira Filho Universidade Federal Rural de Pernambuco https://orcid.org/0000-0001-9060-4323

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v54i2.62788

Resumo

O objetivo do presente estudo foi obter e caracterizar o concentrado proteico de resíduos de filetagem de saramunete, Pseudupeneus maculatus. Foram desenvolvidos dois tipos de concentrado proteicos (CPS), o tipo A e o tipo B, e avaliados o rendimento, pH, atividade de água, cor, bases nitrogenadas voláteis, umidade, proteína, gordura e cinzas. O CPS tipo A apresentou menor rendimento, apesar de ser mais ácido (menor pH) e possuir coloração mais clara (maior valor de L*), menos vermelha (menor valor de a*) e mais amarela (maior valor de b*) que o CPS tipo B. A atividade de água, porcentagem de umidade e bases nitrogenadas voláteis dos CPS foram baixas e sem diferença entre tratamentos. O CPS tipo A apresentou maior porcentagem de proteína e menor de cinzas, indicando melhor qualidade proteica. Além disso, apresentou menor quantidade de lipídeos, sendo, possivelmente menos susceptível a oxidação lipídica. Portanto, o CPS tipo A é uma boa forma de agregar valor aos resíduos de saramunete devido o produto apresentar bom rendimento, características físico-químicas adequadas e aspectos nutricionais compatíveis com outros concentrados proteicos de pescado.

Downloads

Publicado

2021-12-20

Edição

Seção

Artigos originais