DIATOMÁCEAS CÊNTRICAS (Coscinodiscophyceae e Mediophyceae) PLANCTÔNICAS EM DOIS ESTUÁRIOS TROPICAIS BRASILEIROS: LEVANTAMENTO FLORÍSTICO E NOVOS REGISTROS
Planktonic centric diatoms (Coscinodiscophyceae and Mediophyceae) from two tropical Brazilian estuaries: floristic survey and new records
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v55i1.71927Resumo
Os estuários são ecossistemas altamente produtivos e dinâmicos, sendo o fitoplâncton o principal produtor primário, e as diatomáceas cêntricas são o grupo mais abundante observado no fitoplâncton marinho e estuarino. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi realizar o levantamento taxonômico das diatomáceas cêntricas planctônicas(Coscinodiscophyceae e Mediophyceae) de dois estuários tropicais localizados no Nordeste do Brasil. O estudo foi realizado antes do maior impacto de derramamento de óleo ocorrido no Brasil em 2019. Trinta e seis táxons foram identificados. Mediophyceae foi a classe mais representativa, com 24 espécies. Coscinodiscus foi o gênero com maior número de espécies identificadas, seguido de Chaetoceros e Thalassiosira. A espécie Chaetoceros filiferus Karsten foi reportada pela primeira vez para o Brasil, enquanto Paralia fenestrata (Sawai & Nagumo) e Shionodiscus endoseriatus (Hasle & Fryxell) Alverson consistem em novos registros para o Nordeste do Brasil e Thalassiosira lineata Jousé para o estado de Pernambuco. Descrições, ilustrações e comentários sobre as variações morfológicas e métricas dos táxons foram apresentados. Os resultados evidenciam a importância de estudos florísticos para oconhecimento da flora de diatomáceas de ambientes marinhos tropicais, além de servir como um estudo de base para trabalhos futuros nos estuários estudados.
Palavras-chave: Brasil, diatomáceas marinhas, fitoplâncton, microscopia eletrônica de varredura, taxonomia
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).