ENVIRONMENTAL DNA IN AN OCEAN OF CHANGE: STATUS, CHALLENGES AND PROSPECTS
DNA ambiental em um oceano de mudanças: status, desafios e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v55iEspecial.78188Resumo
Os estudos com DNA ambiental (eDNA) cresceram nas últimas duas décadas e a aplicação de eDNA aumentou exponencialmente desde 2010, embora em um ritmo mais lento no sistema marinho. Apresentamos uma visão geral da literatura sobre estudos com eDNA de metazoários marinhos e avaliamos as conquistas recentes em responder a perguntas relacionadas à distribuição de espécies, biodiversidade e biomassa. Investigamos quais são os grupos taxonômicos e as regiões geográficas melhor estudados assim como os marcadores genéticos utilizados. Avaliamos o uso de eDNA para abordar questões ecológicas e ambientais por meio de estudos de teia alimentar, ecotoxicologia, monitoramento e gestão. Com base nesse estado da arte, destacamos as perspectivas estimulantes do uso de eDNA para séries temporais marinhas, os estudos de genética populacional, o uso de DNA amostrador natural e dados de eDNA para a construção de redes tróficas e modelos de ecossistemas. Discutimos as limitações atuais, em termos de escolha do marcador e deficiências das bases de dados de referência. Também apresentamos avanços recentes usando experimentos e modelagem para melhor compreender a persistência, decaimento e dispersão de eDNA em sistemas costeiros e oceânicos. Finalmente, exploramos caminhos promissores para pesquisa com eDNA marinho, incluindo amostragem de eDNA autônoma ou passiva, bem como as aplicações combinadas de eDNA com diferentes métodos de monitoramento e outros avanços moleculares.
Palavras-chave: DNA ambiental, metabarcoding DNA, metazoo marinho, biodiversidade, genética populacional, amostrador natural DNA, análise da dieta
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).