PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE MANGUEZAL, PESCA E OSTREICULTURA NO MUNICÍPIO DE SÃO CAETANO DE ODIVELAS NO PARÁ

Autores

  • Ivaney dos Santos Cardoso Professor na Rede Municipal de Ensino do Município de São Caetano de Odivelas, Pará, mestrando em Geografia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), bolsista Capes. https://orcid.org/0000-0001-8855-5614
  • Fabricio Nilo Lima da Silva Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Avançado Vigia. https://orcid.org/0000-0002-6402-0540

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v55i2.78445

Resumo

O objetivo do trabalho foi verificar e analisar a percepção dos estudantes sobre manguezal, pesca e ostreicultura das escolas da zona rural, no município de São Caetano de Odivelas, no estado do Pará (Brasil). A pesquisa foi de caráter quanti-qualitativa e ocorreu durante os meses de abril a junho de 2021, com 100 estudantes de 10 escolas de educação básica (anos finais do ensino fundamental), considerando assim um estudo de caso. Os dados coletados foram analisados pela estatística descritiva. Revelou-se que as meninas
são a maioria, com idades entre 12 e 14 anos, matriculadas nas turmas de 9° ano. Detectou-se que 87% dos estudantes possuem familiares ligados às atividades extrativistas e aquícolas e, com isso, possuem boas percepções do manguezal e das atividades extrativistas. Porém, possuem pouco conhecimento sobre a ostreicultura. Nas escolas, a maioria já participou de atividades pedagógicas voltadas para essa temática, na disciplina de Geografia, no entanto, de forma pontuada, visando apenas a pesquisas e apresentações. Em conclusão, há um déficit de difusão da temática nas escolas pesquisadas em São Caetano de Odivelas.
Com isso, há a necessidade de que se faça a inclusão do tema no currículo das escolas por meio da educação ambiental.

Palavras-chave: educação ambiental, aquicultura, currículo, educação do campo.

Biografia do Autor

Ivaney dos Santos Cardoso, Professor na Rede Municipal de Ensino do Município de São Caetano de Odivelas, Pará, mestrando em Geografia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), bolsista Capes.

Especialista em Inovações Curriculares na Educação do Campo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Vigia. 

Fabricio Nilo Lima da Silva, Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Avançado Vigia.

Professor, Doutor do Curso de Especialização em Inovações Curriculares na Educação do Campo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Vigia.

Downloads

Publicado

2022-12-29

Edição

Seção

Artigos originais