BACTERIOME ASSOCIATED WITH Rhizophora mangle SEDIMENTS WITHIN BRAZIL SEMI-ARID MANGROVES

Bacteriomas associados aos sedimentos de Rhizophora mangle em manguezais semiáridos do Brasil

Autores

  • Walderly Melgaço Bezerra Universidade Federal do Ceará, Departamento de Biologia, Laboratório de Ecologia Microbiana e Biotecnologia, Fortaleza, Ceará, Brazil.
  • Tallita Cruz Lopes Tavares Universidade Federal do Ceará, Departamento de Biologia, Laboratório de Ecologia Microbiana e Biotecnologia, Fortaleza, Ceará, Brazil. Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brazil
  • Vanessa Lúcia Rodrigues Nogueira Universidade Federal do Ceará, Departamento de Biologia, Laboratório de Ecologia Microbiana e Biotecnologia, Fortaleza, Ceará, Brazil. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Institutode Ciências Exatas e da Natureza, Redenção, Ceará, Brazil
  • Leonardo Ribeiro Oliveira Normando Universidade Federal do Ceará, Departamento de Biologia, Laboratório de Ecologia Microbiana e Biotecnologia, Fortaleza, Ceará, Brazil.
  • Tatiana A. Bomfim Universidade Federal do Ceará, Departamento de Biologia, Laboratório de Ecologia Microbiana e Biotecnologia, Fortaleza, Ceará, Brazil.
  • Alysson Lira Angelim Universidade Federal do Ceará, Departamento de Biologia, Laboratório de Ecologia Microbiana e Biotecnologia, Fortaleza, Ceará, Brazil.
  • Vania Maria Maciel Melo Universidade Federal do Ceará, Departamento de Biologia, Laboratório de Ecologia Microbiana e Biotecnologia, Fortaleza, Ceará, Brazil.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v55iEspecial.78512

Resumo

Os microrganismos desempenham papéis importantes na ciclagem de nutrientes em ecossistemas de mangue e o conhecimento da associação planta/microrganismo é essencial para melhor compreender o funcionamento desse ambiente. Rhizophora mangle é a espécie de árvore dominante dentro dos manguezais brasileiros e pouca informação está disponível sobre os micro-organismos associados a essa espécie de planta. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi realizar um levantamento da diversidade taxonômica de bactérias nas zonas radiculares de R. mangle em manguezais da região semiárida do Nordeste do Brasil, submetidos a diferentes distúrbios antrópicos, visando determinar a impressão digital bacteriana associada a esse habitat. O DNA total extraído dos sedimentos de diferentes manguezais foi utilizado para a construção de bibliotecas de clones de rDNA 16S, que resultou em 663 sequências com tamanho médio de 809 pb. Todos os manguezais exibidos eram ricos em diferentes filos de Bacteria, com Acidobacteria, Bacteroidetes, Chloroflexi e Proteobacteria, sendo detectados em todos os locais. Proteobacteria foi dominante em todos os manguezais, tendo sido representado principalmente por Alpha, Delta e Gammaproteobacteria. A maior riqueza foi encontrada no manguezal do rio Timonha, com 13 filos, local considerado mais preservado em
comparação com outros manguezais. A menor riqueza foi encontrada no manguezal do rio Ceará, com apenas sete filos. Esse manguezal é ameaçado por intensa urbanização. Os resultados mostraram claramente que a diversidade taxonômica de bactérias de manguezais submetida à intensa urbanização diminuiu, evidenciando os riscos dessas alterações para o funcionamento de importantes processos mediados por micro-organismos e serviços ecossistêmicos relacionados.

Palavras-chave: manguezais brasileiros, semiárido, Rhizophora mangle, rRNA 16S, biblioteca de clones.

Downloads

Publicado

2022-03-18