BIBLIOMETRIC UPDATE ON THE SERRANIDAE FAMILY (SWAINSON, 1839) IN THE ATLANTIC OCEAN
Atualização bibliométrica da família Serranidae (Swainson, 1839) no Oceano Atlântico
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v57i1.89216Resumo
A alta importância econômica da família Serranidae no oceano Atlântico, especialmente em áreas subtropicais, entra em conflito com seu papel ecológico de predador de crescimento lento, especialmente espécies que se reproduzem em agregações, fazendo com que muitas espécies sejam sobre-pescadas. Apesar disso, a maioria dos estudos focam apenas nas espécies mais importantes economicamente, deixando muitas lacunas no conhecimento atual deste grupo. O objetivo deste artigo é atualizar o estado de conhecimentos dos estudos científicos da Família Serranidae no Atlântico. Nós coletamos dados usando a base de dados Scopus com a query “TITLE-ABS-KEY (Serranidae AND Atlantic)” e filtramos os resultados. Nossos resultados mostram um decréscimo nas taxas de citação e de publicação, assim como uma grande concentração das pesquisas no Atlântico Oeste, em especial nos EUA. Nós apresentamos uma atualização na bibliometria em relação à produção científica, citações, colaboração entre países, revistas e instituições para a família Serranidae no Atlântico. Há lacunas no conhecimento das espécies que compõem a família, bem como concentrações dos estudos em determinadas áreas. As ameaças enfrentadas pelas garoupas são numerosas, e a concentração de pesquisas agrava a vulnerabilidade de regiões menos estudadas, destacando a necessidade de estudos mais contínuos e abrangentes.
Palavras-chave: Garoupas, revisão, produtividade, distribuição, cientometria.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Arquivos de Ciências do Mar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).