LENGTH-WEIGHT RELATIONSHIPS OF THREATENED SHARK SPECIES FROM THE BRAZILIAN AMAZON COAST
Relações comprimento-peso de espécies de tubarões ameaçados da costa amazônica brasileira
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v57i1.93234Resumo
As relações comprimento-peso são valiosas na biologia pesqueira para estimar o peso médio de um peixe em um determinado auxiliando na previsão das condições das populações com base na biomassa total. Este estudo apresenta as relações comprimento-peso para seis espécies de tubarões ameaçados capturados na Costa Amazônica Brasileira. Os espécimes de Carcharhinus porosus, Carcharhinus oxyrhynchus, Rhizoprionodon porosus, Sphyrna lewini, Sphyrna mokarran e Sphyrna tudes foram capturados por frotas comerciais utilizando redes de emalhar com malhas de 95-100 mm em três períodos distintos: de 1997 a 1999, de 2010 a 2012 e de 2018 a 2019. Os valores do parâmetro b variaram entre 2,98 e 3,28.
Palavras-chave: Biologia pesqueira, pesca artesanal, alometria, elasmobrânquios.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Arquivos de Ciências do Mar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).