SELETIVIDADE DA REDE DE ESPERA UTILIZADA NA CAPTURA DA SARDINHA-BANDEIRA, Opisthonema oglinum (LESUEUR, 1818)
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v53i1.40387Resumen
O presente trabalho teve como objetivo determinar a seletividade das redes de espera utilizadas na captura da sardinha-bandeira, Opisthonema oglinum, na Praia da Caponga, município de Cascavel, Ceará, Brasil. Os dados de comprimento total (em cm) foram obtidos de dois grupos, cada um com 780 indivíduos, capturados por redes de espera com malhas de 5 cm e 6 cm entre nós opostos, no período de agosto a outubro de 2014. Esses dados foram descritos em histogramas de frequência de comprimento, sendo mais representativas
as classes de 21,6 cm (24,23%) para a malha de 5 cm e de 25,7 cm (23,08%) para a de 6 cm. O comprimento médio de seleção foi de 23,7 cm para a malha de 5 cm e de 28,5 cm para a de 6 cm. A amplitude de seleção foi de 23,7 ± 7,9 cm e de 28,5 ± 7,9 cm para as malhas de 5 cm e 6 cm, respectivamente. As equações das curvas de seleção das redes de espera para os dois tamanhos de malha foram obtidas, e a probabilidade de capturar indivíduos com comprimento inferior ao mínimo, estabelecido pela Instrução Normativa no 53,
de 22/11/2005, em 15 cm, foi muito baixa e correspondeu a 1,32% e 0,03% para as malhas de 5 cm e de 6 cm, respectivamente.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).