MONITORAMENTO DA POLUIÇÃO DA ÁGUA DAS GALERIAS PLUVIAIS E DO MAR POR MEIO DE AVALIAÇÕES FÍSICO-QUÍMICAS E MICROBIOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v38i1-2.6395Palabras clave:
coliformes fecais, galerias pluviais, água do mar, fatores físico-químicos, estação pluviométrica.Resumen
O presente trabalho tem como objetivo monitorar a qualidade da água das galerias pluviais e do mar em três praias do litoral de Natal-RN: Praia do Meio (PM), Areia Preta (AP) e Ponta Negra (PN). Foram avaliadas 144 amostras, 72 da água das galerias e 72 da água do mar, nos períodos chuvoso e seco, durante o ano de 2002, em diferentes estágios de maré, sob influência da temperatura da água, salinidade, condutividade elétrica e pH. A qualidade da água foi avaliada através do Número Mais Provável (NMP) de coliformes fecais (CF) e Escherichia coli, sendo os resultados expressos na forma de mediana. A temperatura, salinidade e pH mantiveram-se constantes, apenas a condutividade apresentando-se variável. O NMP de CF e o percentual de E. coli também apresentaram flutuações. Areia Preta foi a praia mais contaminada, com medianas de 1,1 x 106 e 2,4 x 106 /100mL de CF, para a água das galerias, e 3,3 x 105 e 6,8 x 105/100mL de CF, para a água do mar, nos períodos chuvoso e seco, respectivamente, seguida das praias do Meio e Ponta Negra. Durante o período chuvoso, o NMP de CF da água do mar mostrou correlação estatisticamente significante com a salinidade (r = 0,68; P < 0,05), na praia do Meio; com o pH (r = 0,73; P < 0,05), condutividade (r = 0,73; P<0,05) e estágio de maré (r = 0,63; P < 0,05). Durante o período de estiagem, foi registrada correlação estatisticamente significante entre os valores do NMP de CF na água das galerias e do mar, na praia Areia Preta (r = 0,58; P < 0,05), o que pode estar relacionado com a distância da galeria à praia.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).