EFEITO DA TEMPERATURA SOBRE O CRESCIMENTO DE JUVENIS DE CARAPEVA Eugerres brasilianus
Effect of temperature on juvenile growth of Brazilian mojarra, Eugerres brasilianus
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v57i1.92002Resumen
A carapeva Eugerres brasilianus é um peixe onívoro que apresenta ampla distribuição na costa brasileira e possui potencial para piscicultura marinha estuarina. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de juvenis de carapeva em diferentes temperaturas. Os juvenis utilizados apresentavam peso e comprimento total inicial de 0,73 ± 0,14 g e 3,96 ± 0,21 cm, respectivamente. Foram testadas 3 temperaturas (22, 26 e 30˚C) com 4 repetições cada, durante 45 dias. As unidades experimentais eram tanques de 100 L, com 50 peixes por repetição e a temperatura foi mantida por aquecedores com termostato. A alimentação foi de 8 vezes ao dia com ração comercial (45% proteína bruta). Ao final do experimento a sobrevivência foi de 84,00 %, 97,50 % e 90,50 % nos tratamentos 22, 26 e 30˚C, respectivamente, sendo menor (P < 0,05) no tratamento 22°C. Os tratamentos apresentaram diferenças significativas (P < 0,05) para ganho de peso, comprimento total e peso final, taxa de crescimento específico, consumo alimentar e o fator de condição, com os melhores resultados no tratamento de 30° C. A conversão alimentar não apresentou diferenças significativas nas temperaturas testadas. Com base nos resultados conclui-se que a carapeva apresenta maior potencial para criação a 30˚C.
Palavras-chave: Berçário, piscicultura marinha, caratinga.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Arquivos de Ciências do Mar
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).