DUNE MIGRATION AND AEOLIAN TRANSPORT ALONG CEARÁ STATE, BRAZIL: DOWNSCALING AND UPSCALING AEOLIAN INDUCED PROCESSES
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v33i1-2.11844Palavras-chave:
migração de dunas, transporte eólico, direção do vento, pluviosidade, Estado do Ceará.Resumo
Evolução das dunas e transporte eólico de sedimentos foram estudos ao longo da costa do Estado do Ceará. Campos de dunas barcanasse encontram em equilíbrio, sendo constantes relações morfométricas tais como “altura da crista/largura” e “largura/ comprimento”. A migração de dunas depende do seu tamanho, variando numa relação inversa. Dunas barcanas na praia de Jericoaoara migram a uma taxa de 17,5 m/s, enquanto os lençóis de areia o fazem a 10,0 m/s. Esta dependência ressalta a existência de equilíbrio no campo de duna, isto é, através de transporte eólico constante e migração de acordo com seu volume. O transporte agregado de sedimento obtido com a migração das dunas barcanas foi da ordem de 78 m3 /m/ano na praia de Jericoacoara e 89 m3 /m/ano na praia de Pecém, não apresentando correlação com o tamanho da duna. Verificou-se uma diferença de 30% entre o valor do transporte calculado usando-se um modelo preditivo como função de uma potência da velocidade do vento e aquele calculado por integração numa escala anual. A concordância entre os dois enfoques para estimar transporte eólico foi associada com condições climatológicas específicas na área de estudo, quais sejam componentes orientais da direção do vento e pluviosidade concentrada em alguns meses do ano.Downloads
Publicado
2017-05-05
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).