ESTUDO DA IDADE E CRESCIMENTO DA XIRA, Haemulon aurolineatum CUVIER (PISCES: POMADASYIDAE) NO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v30i1-2.31397Palavras-chave:
xira, idade, comprimento, pesca artesanal, Estado do CearáResumo
Neste trabalho, analisamos dados de idade e comprimento da população da xira, Haemulon aurolineatum, que habita as águas tropicais do Estado do Ceará, com a finalidade de determinar a equação de crescimento. Os dados foram obtidos por retrocálculo a partir de anéis etários em escamas de indivíduos com comprimento zoológico entre 13,2 e 19,8 em, no período de junho de 1984 a dezembro de 1987. A mudança de idade ocorre entre o quarto e o primeiro trimestres. A equação de crescimento, em cm, é a seguinte: Lt = 20,0 [ 1 - e-0,506(t+1,71) ]. A xira apresenta um elevado coeficiente de crescimento (K = 0,506) característico de espécies carnívoras de primeiro grau e correspondente a uma taxa média de 1,6 cm/ano.
Downloads
Publicado
2018-03-06
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).