HIDROLOGIA E BIOMASSA FITOPLANCTÔNICA NAS BARRAS ORANGE E CATUAMA (CANAL DE SANTA CRUZ), EM ITAMARACÁ-PE: VARIAÇÃO NICTEMERAL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v39i1-2.6152Palavras-chave:
hidrologia, biomassa fitoplanctônica, variação nictemeral, Canal de Santa Cruz, Pernambuco.Resumo
O Canal de Santa Cruz se comunica com o mar através das desembocaduras Barra Orange, ao sul (34º 55’W),e Barra de Catuama, ao norte (7º 40’S), que representam dois sistemas hidrodinâmicos de intenso intercâmbio de água fluvial com água marinha.O objetivo do presente trabalho foi estudar sua hidrologia e relacioná-la com a biomassa fitoplanctônica a fim de diagnosticar a relação entre esses fatores e o meio. Foram analisados parâmetros climatológicos e hidrológicos. Para a análise hidrológica, amostras foram feitas coletas nas Barras Orange e Catuama, em agosto de 2001, em marés de sizígia e quadratura, de 3 em 3 horas, correspondendo a um ciclo nictemeral. O método da Análise de Componentes Principais (ACP) foi aplicado aos dados, tendo-se observado que; (a) os nutrientes amônia, nitrato e nitrito se relacionaram positivamente com a salinidade e o oxigênio dissolvido, e inversamente com o silicato ; (b) a biomassa fitoplanctônica está relacionada positivamente com o fosfato, indicando que este nutriente pode ser um fator limitante da produtividade primária. Observou-se uma maior concentração de salinidade na camada de fundo, durante a maré de sizígia, nas duas barras. O teor de oxigênio dissolvido foi elevado, indicando uma saturação dos ambientes estudados. O pH apresentou-se sempre a lcalino em ambas as barras. Os teores de amônia, nitrito, e nitrato foram mais elevados na preamar, principalmente na maré de sizígia. Os teores de silicato foram mais acentuados em Catuama, durante a baixa-mar. A elevada biomassa fitoplanctônica, com uma variação de 10 a 42 mg.m -3 (Orange) e 0,87 a 42 mg.m-3 (Catuama), permite a caracterização desse ambientes como eutróficos..Downloads
Publicado
2017-02-06
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).