AGE AND GROWTH OF BRAZILIAN SARDINELLA , Sardinella brasiliensis (STEINDACHNER) (OSTEICHTHYES:CLUPEIDAE), IN SOUTHEASTERN BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v38i1-2.6389Palavras-chave:
sardinha-verdadeira, Sardinella brasiliensis, idade, crescimento, relação peso/comprimento, Sudeste do Brasil.Resumo
Novas estimativas de parâmetros do crescimento da sardinha-verdadeira, Sardinella brasiliensis (Steindachner) foram obtidas com base na identificação e medição de anéis etários e zonas de crescimento em escamas coletadas no período de abril de 1999 a março de 2000, na região Sudeste do Brasil. A hipótese da existência de isometria na relação peixe/escama foi confirmada e a periodicidade na formação dos anéis etários foi validada através da variação mensal no incremento marginal e no comprimento retrocalculado, indicando datas de aniversário das coortes em abril e novembro. Portanto, devem existir duas coortes produzidas a partir de desovas que ocorrem com intervalo de seis meses. A relação peso/comprimento é dada pela equação W = 0,0000867 L2,570.O crescimento em comprimento (mm) e em peso (g) é representado pelas seguintes equações: Lt= 286 [1– e–0,462 (t + 1,3)] e = Wt=178,2 [1– e –0,462 (t + 1,3)]2,570, com índice de desempenho do crescimento φ’ = 4,58. O primeiro anel em escamas da sardinha-verdadeira deve formar-se quando os indivíduos têm 1,8 ano de idade, para uma expectativa de vida, tmax= 7,7 anos. O coeficiente de mortalidade natural foi estimado em M = 0,769 e a razão M/K = 1,66 se encuentra dentro da orden de magnitude para espécies da família Clupeidae, confirmando seu nicho trófico como o de pequenas espécies carnívoras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).