Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Contemporânea de Economia e Gestão tem por missão interagir com diferentes públicos e instituições no que diz respeito aos conhecimentos nas áreas de Economia, Administração e Contábeis, tanto em nível nacional como internacional, para divulgar e fomentar a produção científica nessas respectivas áreas. A Contextus está direcionada para pesquisadores, professores, estudantes e profissionais que atuam nesses ramos de estudo. Têm periodicidade semestral, sendo os artigos avaliados pelo sistema blind review por uma comissão formada pelo Conselho Editorial e Avaliadores ad hoc. A Contextus publica textos inéditos, na forma de artigos que abordem sobre pesquisas científicas, os quais são de responsabilidade dos seus autores e não necessariamente expressam o ponto de vista da Comissão Editorial.

A Comissão Editorial tem claro que  Contextus é uma Revista Científica seguindo o documento "Boas Práticas da Publicação Científica" da ANPAD, assim sua avaliação preliminar analisará se:

- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos de uma artigo científico;

- O artigo deve deixar claro a sua metodologia, baseada em referêcias bibliográficas;

- Para garantir o estado da arte, os autores devem, em seu referencial teórico, citar um número mínimo, mas suficiente de referências recentes (de até 10 anos) extraídas de revistas científicas nacionais e internacionais, qualificadas pelo Qualis da CAPES ou com índice de impacto (JCR ou ISI) - independente da área - ou artigos de eventos E1 e E2 do Qualis CAPES da Área de Administração (dos últimos 3 anos);

- Referências conforme sistema "autor-data" da ABNT NBR 10520:2001(p.4 ; ou  APA, a ser revisada para ABNT se aprovada).

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Editores
  • Helena Oliveira
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Processo de Avaliação por Pares

A Revista Contextus ao adotar o processo de avaliação prévia dos artigos tem com objetivo colaborar com os autores para o aprimoramento dos mesmos. A Contextus somente aceita artigo para apreciação se o mesmo for inédito e não estiver sendo submetido a outro periódico.

O processo de avaliação consta de duas etapas:

  • Primeiro, uma avaliação preliminar pelo conselho editorial, que examina a adequação do trabalho à linha editorial de revista e uma qualidade científica básica conforme escopo;
  • Segundo, a avaliação por dois parecerista para decisão final sobre sua aceitação ou não.

No processo de avaliação dos artigos sbmetidos é utilizado o sistema double blind review.

O processo de avaliação, constitui etapa fundamental para o aperfeiçoamento dos artigos e para a manutenção do nível de qualidade da revista. Os avaliadores ou pareceristas são orientados a apresentar sugestões construtivas relativas à forma e ao conteúdo, em tempo hábil para que sejam pulicados no menor período de tempo possível.

Após a aprovação pelos pareceristas, o artigo passa por uma revisão gramatical e ortográfica.

Os artigos aprovados são levados à reunião de preparação do número da revista do Comitê Editorial. O autor será informado sobre o andamento do processo via e-mail.

A Revista Contextus está também aberta a outros tipos de colaboração apresentados pela comunidade acadêmica e/ou empresarial. Todas as sugestões serão analisadas com base nos princípios expressos pela linha editorial.

 

Periodicidade

Periódico científico temático, formato eletrônico. Contextus é uma publicação quadrimestral.

Os formatos adotados para recepção dos textos deverão ser conforme as normas de submissão (vide em "Sobre").

A publicação dos artigos acontece no site da Revista Contextus, exclusivamente em formato PDF.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona mais democratização mundial do conhecimento.

 

Indexação e Catálogo

A Revista Contextus está com uma estratégia de aumentar sua exposição, e assim aumentando o possível impacto dos artigos de seus autores.

Catálogos e Indexadores já Cadastrados

Latindex Sistema Regional  de Información para las Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal.

DOAJ Directory of OPEN ACESS Jounals

Revista indexada em GeoDados;

Portal CAPES de Periódicos

Diretório SEER IBICT - Serviço de Editoração Eletrônica de revistas

ULRICH's web

Academia.edu (Midia Social Academica)

Linked In (Midia Social Profissional Academica)

 

 

Catálogos e Indexadores em Processo de Cadastramento

EBSCO

Redalyc

SciELO

 

Corpo Editorial Científico - Função

O Conselho Editorial é formado por professores doutores de diferentes instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior, com reconhecimento no meio acadêmico. Seus membros atuam nas diversas áreas da Contextus. A atuação do Conselho Editorial não é feita de forma coletiva. Não há previsão de reuniões ordinárias (presenciais ou virtuais) para tratar de questões pautadas. Seguindo o modelo comum a revistas científicas nacionais não há envolvimento formal dos membros do Conselho Editorial com a Contextus, a UFC ou a FEAAC na responsabilidade pela publicação da revista. A participação de cada membro na revista se dá de forma individual, por meio de uma articulação do Editor e da Comissão Editorial. Cientificamente, os membros do Conselho atuam como conselheiro do Editor e da Comissão Editorial divulgando a revista, sugerindo aperfeiçoamentos na Política Editorial, e sugerindo estratégias a Contextus para atuação no meio acadêmico e profissional.
Espera-se dos conselheiros manifestações sobre a consistência da política editorial e das publicações, sua qualidade e também sobre as questões éticas pertinentes à gestão editorial e à divulgação de artigos. Cada membro assume também a função de “ouvidor” da comunidade científica atuante na área, garantindo a credibilidade acadêmica e a postura que se espera de uma revista científica.
Como o Conselho Editorial está afastado do processo de mediação de artigos (não tendo acesso a os metadados dos artigos em avaliação), não supervisionando nem interfere no processo editorial, podendo assim submeter artigos a Contextus, participando do processo como qualquer outro autor.

 

Conselho Consultor Científico - Função

Sua função está em revisão, frente ao Manual de Boas Práticas Científicas da ANPAD.

Hoje o quadro estás endo composto por:

- Revisores AD-HOC que tem se destacado com sua participação, que no entanto ainda não se enquadram no perfil doCorpo Editorial;

- Perticipantes históricos do desenvolvimento da Revista.

 

Comitê de Politica Editorial - Comitê Editorial - Função

Como a Contextus está ligada a Universidade Federal do Ceará, localizada em Fortaleza, a gestão operacional da revista é desenvolvida pelo Comitê de Política Editorial, formado por professores ligados a FEAAC. Este Comitê em consenso com a Direção da FEAAC define o Editor-Chefe da Revista.

 

Editor-Chefe - Função

O editor coordena o processo editorial e também promove o desenvolvimento dos autores e
avaliadores da publicação. Seu compromisso é que o periódico ofereça o que houver de
melhor em termos de conhecimento novo dentro dá área temática, observando, no processo
de seleção dos artigos, os mais elevados padrões éticos.
As Boas Práticas preconizam que a escolha do editor de um periódico seja supervisionada
pelo Comitê de Política Editorial, e que considere diversos fatores, entre os quais: liderança
como pesquisador da área, reconhecimento da comunidade, histórico de atuação como
revisor e autor e seu projeto de trabalho para o periódico. (ANPAD,2010)

 

Equipe Editorial

A equipe editorial é composta pelo Editor Chefe e pelos Editores Associados por Área, havendo as seguintes áreas na revista Contextus: Administração, Contabilidade e Economia. Os editores associados são colaboradores muito próximos do editor, com envolvimento significativo no dia a dia do processo editorial. Em termos de atribuições, podem tomar a decisão final de publicação ou não de um trabalho na sua área específica.

 

Periodicidade

Periódico científico temático, formato eletrônico. Contextus é uma publicação quadrimestral.

Os formatos adotados para recepção dos textos deverão ser conforme as normas de submissão (vide em "Sobre").

A publicação dos artigos acontece no site da Revista Contextus, exclusivamente em formato PDF.