EDITORIAL

PRESENTATION

PRESENTACIÓN

Diego de Queiroz Machado
Universidade Federal do Ceará, Brasil

EDITORIAL

Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão, vol. 16, pp. 4-9, 2018

Universidade Federal do Ceará

Resumo: EDITORIAL

Abstract: PRESENTATION

Resumen: PRESENTACIÓN

EDITORIAL

Revistas científicas, de um modo geral, não existem por si só. Suas estruturas são notadamente mantidas e administradas por entidades cuja função vai além do simples financiamento: são o berço onde nascem tais publicações e, ainda, são o ambiente responsável por promover seu crescimento e desenvolvimento. Em se tratando do contexto brasileiro, tais entidades podem se configurar como associações científicas ou instituições de ensino superior (públicas ou privadas).

No caso da Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão, a instituição responsável pela sua criação e manutenção é a Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tendo como missão “formar profissionais, críticos e reflexivos, capazes de atuar como agentes transformadores da sociedade”, a FEAAC foi fundada em 10 de novembro de 1938 pelo professor Dr. Djacir Lima Menezes, com o nome de Faculdade de Ciências Econômicas do Ceará. Em seu início, funcionava como escola particular, passando a integrar a UFC em 1963. Atualmente, a faculdade oferece seis cursos de graduação (Economia, Administração, Atuária, Contabilidade, Secretariado Executivo e Finanças), além dos doutorados e mestrados profissionais e acadêmicos tanto nas áreas de Economia, como de Administração e Controladoria. Seu corpo discente atual é composto por 4.140 alunos. Já no corpo docente, há 132 professores, dos quais 91 são doutores, 32, mestres e 9, especialistas. Quanto ao corpo técnico-administrativo, este se compõe de 49 servidores.

Neste ano de 2018, portanto, a FEAAC comemora suas Bodas de Carvalho (80 anos de existência), sendo a Contextus parte importante de suas realizações e conquistas. Logo, esta edição especial traz uma coletânea de artigos elaborados por docentes, discentes e técnicos da instituição. Estes trabalhos foram selecionados mediante chamada direcionada a todos esses integrantes da FEAAC no primeiro semestre de 2018. Na ocasião, foram recebidos 33 trabalhos de pesquisa através do sistema de publicação da revista. Destes, 14 foram aprovados na primeira etapa do processo editorial (desk review), sendo direcionados para avaliadores cadastrados na revista. Todo o processo respeitou o método de revisão duplamente cega (blind review) e considerou as prerrogativas propostas pelo Manual de Boas Práticas Editoriais da ANPAD, reconhecido pela CAPES. Os trabalhos aprovados compõem essa edição especial.

O primeiro artigo, desenvolvido pelos autores Ricardo Brito Soares, Patrícia Simões e Paulo de Melo Jorge Neto, intitulado “AVERSÃO AO RISCO, EFEITO ESCALA E EFEITO INCENTIVO: UM EXPERIMENTO LABORATORIAL COM ALUNOS DA UFC”, faz um estudo empírico sobre tomada de decisão sob incerteza junto a alunos da Universidade Federal do Ceará. Para mensurar as preferências individuais de risco, utilizou a técnica de elicitação denominada Lista De Preços Múltiplos.

O segundo artigo, desenvolvido pelos autores Danielle Nunes Bezerra de Melo, Cláudia Buhamra Abreu Romero, Hugo Osvaldo Acosta Reinado e Cristiane Buhamra Abreu, intitulado “SUSTENTABILIDADE – UMA INVESTIGAÇÃO DA ATITUDE E DO COMPORTAMENTO DE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO”, sugere que os estudantes de Administração UFC possuem atitudes propensas à sustentabilidade, porém os comportamentos não são favoráveis, sendo classificados como menos conscientes quanto à importância das suas ações para a preservação do meio ambiente.

O terceiro artigo, desenvolvido pelos autores Susi Castro Silva e Vitor Borges Monteiro, intitulado “A SISTEMÁTICA BRASILEIRA DE SEGURANÇA DA ATIVIDADE FINANCEIRA NO CIBERESPAÇO E A ATUAL (IN)APLICABILIDADE ÀS INITIAL COIN OFFERINGS (ICOs) E AOS SEUS ATIVOS VIRTUAIS”, visou descrever a sistemática brasileira de segurança da atividade financeira no ciberespaço, analisando-a frente ao fenômeno da initial coin offering (ICO) e seus ativos virtuais, chegando à conclusão de que o atual sistema é inaplicável a tal fenômeno.

O quarto artigo, desenvolvido pelos autores Conceição de Maria Pinheiro Barros, Joelma Soares da Silva, Elaine Freitas de Sousa e Francisco Edson Rodrigues da Silva, intitulado “A GESTÃO SECRETARIAL COMO PROPOSTA TEÓRICA: ELABORANDO O ESTADO DA QUESTÃO”, analisou as contribuições de pesquisas brasileiras para consubstanciar a gestão secretarial como proposta teórica. Metodologicamente, utilizou pesquisa do tipo Estado da Questão, fundamentada em Nóbrega-Therrien e Therrien (2010).

O quinto artigo, desenvolvido pelos autores Andrezza de Albuquerque Espíndola, José Glauber Cavalcante dos Santos e Alessandra Carvalho de Vasconcelos, intitulado “RELEVÂNCIA INFORMACIONAL ATRIBUÍDA AO DISCLOSURE DE GASTOS COM P&D NO MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO”, demonstrou que a divulgação dos gastos com P&D e o valor aplicado nas atividades de P&D não sinalizam maior probabilidade de obter vantagens competitivas no contexto do mercado de capitais brasileiro.

Ressaltamos que todo o conteúdo desta edição, bem como das anteriores, está disponibilizado de maneira gratuita, livre e irrestrita em nosso endereço eletrônico periodicos.ufc.br/contextus.

Desejamos a todos uma excelente leitura!

HMTL gerado a partir de XML JATS4R por