A RELAÇÃO ENTRE A LOCALIZAÇÃO E A MOTIVAÇÃO ESTRATÉGICA PARA INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE COSMÉTICOS

Flávia Gonet Santos Nóbrega de Lima, Mariana Pires de Carvalho e Albuquerque, Juliana Junqueira Esmeraldo Pavie, Luiz Alberto Nascimento Campos Filho

Resumo


Um importante desafio no processo de internacionalização de uma empresa é a escolha da localização, responsável por gerar novas vantagens competitivas ou mesmo comprometer as existentes. Este artigo se propõe a analisar a importância da escolha da localização no processo de internacionalização de uma empresa brasileira do setor de cosméticos. A metodologia adotada está baseada em uma revisão bibliográfica da teoria desenvolvida na área de gestão internacional, apresentando os modelos conhecidos das diferentes estratégias de internacionalização de empresas e um estudo de caso sobre esse processo na empresa Natura Cosméticos S.A, avaliando a questão da localização e as etapas envolvidas no processo de internacionalização da referida empresa. Após o confronto do estudo de caso com os elementos teóricos, constata-se que a motivação para a internacionalização das empresas do setor de cosméticos serve de mediadora na escolha do país destino.

Palavras-chave


Processo de internacionalização, Localização, Setor de cosméticos, Natura.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis B2 (2012 - Administração, Contabilidade e Turismo
Revista Contextus (Fortaleza) - FEAAC / UFC
Av. da Universidade, 2486. Benfica, Fortaleza-CE. CEP 60020-180 - Brasil