A PERCEPÇÃO SOBRE A ACEITAÇÃO E O AJUSTE DA TECNOLOGIA COMO DETERMINANTES DO USO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO COMO CANAL DE COMPRA

Mauri Leodir Löbler, Debora Bobsin, Monize Sâmara Visentini, Kelmara Mendes Vieira

Resumo


O objetivo deste trabalho é verificar se os fatores intençãode uso, facilidade de uso percebida e o ajuste entre a tecnologiae a tarefa de comprar impactam no uso efetivo da Internetcomo canal de compra. Através de uma pesquisa surveyaplicada a 227 pessoas que já compraram pela Internet,chegou-se à conclusão de que a adequação entre a tecnologiae a tarefa explica a utilidade percebida pelos indivíduos. Aintenção de usar o canal comércio eletrônico é fortementeexplicada pela utilidade percebida e pelo ajuste da tecnologiae a tarefa a ser executada. Os resultados reforçam a ideia deque se aumentadas as informações que o site fornece ao usuário,melhor ele entenderá sua utilidade, e mais fácil perceberáa realização da compra.

Palavras-chave


Comércio Eletrônico. Technology Acceptance Model. Task-Technology Fit. Percepção de Uso. Survey.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis B2 (2012 - Administração, Contabilidade e Turismo
Revista Contextus (Fortaleza) - FEAAC / UFC
Av. da Universidade, 2486. Benfica, Fortaleza-CE. CEP 60020-180 - Brasil