DETERMINANTES DA LEALDADE DE FUNCIONÁRIOS DE CONCESSIONÁRIAS AUTOMOTIVAS

Vanessa Edy Dagnoni Mondini, Denise Del Prá Netto Machado, Marcia Regina Santiago Scarpin, Gustavo da Rosa Borges

Resumo


O objetivo deste trabalho foi analisar o que determina a lealdade de funcionários de concessionárias automotivas. Como determinantes da lealdade, pesquisaram-se as dimensões propostas nos estudos de Bates et al. (1995): relação com a coordenação, relação com supervisores, recompensas oferecidas pela empresa, resolução de problemas em grupo, proximidade com a chefia, centralização de poder na empresa e filosofia da empresa. Para esta análise, realizou-se um estudo descritivo e quantitativo com 151 colaboradores de sete concessionárias de veículos localizadas na cidade de Blumenau. Por meio de regressão linear múltipla, verificou-se que, dos itens investigados, apenas a filosofia da empresa e a resolução de problemas em equipe contribuem para a lealdade do colaborador à empresa.


Palavras-chave


Cultura organizacional; Lealdade; Filosofia organizacional.

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DOI: http://dx.doi.org/10.19094/contextus.v13i2.658

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ISSN Impresso: 1678-2089
ISSN On-line: 2178-9258
Qualis B1 (2017 – Administração, Contabilidade e Turismo)
Revista Contextus (Fortaleza) – FEAAC / UFC
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