http://periodicos.ufc.br/contextus/issue/feed Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão 2021-04-05T10:30:50-03:00 Revista Contextus revistacontextus@ufc.br Open Journal Systems <p>Revista da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), da Universidade Federal do Ceará (UFC), com edições anuais e artigos publicados em fluxo contínuo nas áreas de Economia, Administração, Ciências Contábeis e afins. Publica artigos inéditos em português, inglês e espanhol.</p> http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/59985 Efeito da adoção da Lei Anticorrupção no valor de mercado das companhias brasileiras listadas no Ibovespa 2021-01-11T00:55:17-03:00 Fernando Maciel Ramos framos@unc.br Gabrielle Secchi Hohn gabrielle-hohn@hotmail.com Lucas Antônio Vargas lucas.antonio.vargas@gmail.com <p>Atualmente a corrupção é um assunto muito abordado, bem como as práticas anticorrupção, que estão sendo cada vez mais exigidas no mercado financeiro. O objetivo deste estudo foi analisar o efeito da adoção da Lei Anticorrupção sobre o valor de mercado das empresas de capital aberto brasileiras listadas no Ibovespa. A amostra foi composta por 229 observações, referentes aos anos de 2014 a 2018. A partir das estimações econométricas realizadas, os resultados evidenciam um efeito positivo da adoção de práticas anticorrupção sobre o valor de mercado das companhias. Dada a problemática da corrupção no cenário brasileiro, esse estudo contribui para informações que incentivem a regulamentação do mercado, organizações e seus <em>stakeholders</em> na adoção e divulgação das práticas anticorrupção.</p> 2021-01-11T00:51:57-03:00 Copyright (c) 2021 Revista: apenas para a 1a. publicação http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/60146 Os efeitos da Covid-19 sobre os desempenhos das ações dos setores da B3 2021-01-26T14:31:37-03:00 Antonio Vinicius Silva Caldas aulasdefinancas@gmail.com Emerson de Sousa Silva mersonico@yahoo.com.br Antonio Franscisco de Almeida Silva Júnior afranc13@gmail.com Ulysses de Brito Cruz ulyssescruz@infonet.com.br <p>Este trabalho teve como objetivo verificar o comportamento dos setores produtivos da B3 durante a pandemia de Covid-19, considerando o período de 2 de janeiro a 12 de maio de 2020. Esta pesquisa descritiva e quantitativa analisou o retorno médio mensal e o volume negociado de 55 setores. As técnicas utilizadas na análise dos dados foram: análise de clusters, diferença em diferenças e os testes de randomicidade, normalidade e correlação serial. Concluiu-se que a Covid-19 afetou os grupos de maneira diversa, sendo que um deles se comportou como um mercado de eficiência fraca. O estudo traz como contribuição a constatação empírica de que os setores que compõem a B3 apresentaram comportamentos distintos diante da pandemia no novo coronavírus.</p> 2021-01-25T14:01:20-03:00 Copyright (c) 2021 Revista: apenas para a 1a. publicação http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/61435 Organizational wrongdoing: Um ensaio teórico sobre a maleabilidade do curso de ação das decisões éticas 2021-02-09T08:48:25-03:00 Fabíola Caldeira de Medeiros Rocha fabiola.caldeira.fc@gmail.com Karina de Deá Roglio karinaroglio@gmail.com <p>Neste ensaio teórico, apresentamos uma reflexão sobre irregularidades organizacionais (<em>wrongdoing</em>), tratando ética e moralidade a partir de uma perspectiva sociológica, explorando as regras que atores constroem para orientar seu comportamento no ambiente organizacional. Teoricamente, nos baseamos em uma revisão não exaustiva sobre as perspectivas sociológicas dominantes e emergentes para <em>organizational wrongdoing</em>; ética comportamental; e a racionalização do comportamento antiético nas organizações. Nessa reflexão, nos afastamos do pensamento implícito de que os participantes da organização são regulados, apenas, por agentes de controle externos e da visão dicotômica das decisões éticas, concedendo um papel protagonista para uma terceira alternativa: a das escolhas justificáveis socialmente, que constitui uma nova possibilidade de análise do <em>wrongdoing, </em>ainda pouco compreendida e com implicações à teoria organizacional.</p> 2021-02-08T18:02:58-03:00 Copyright (c) 2021 Revista: apenas para a 1a. publicação http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/61424 A construção de práticas empreendedoras em empresas familiares: Um estudo no setor de cachaça artesanal 2021-02-22T09:31:54-03:00 Alex Fernando Borges alexfborges@gmail.com Carolina Lescura de Carvalho Castro Volta carolescura@gmail.com Mozar José de Brito mozarbrito@gmail.com Juvêncio Braga de Lima jbragadelima@gmail.com <p>O objetivo deste trabalho consistiu em compreender a construção de práticas empreendedoras em empresas familiares. Para tanto, foram estudadas, com base em um estudo qualitativo de casos múltiplos, quatro organizações familiares que atuam no setor de produção de cachaça artesanal. Verificou-se que as práticas empreendedoras de criação de organizações, de construção, identificação e exploração de oportunidades, de produção e comercialização, e de inovação, quando analisadas em conjunto, contribuíram para a evolução, competitividade e sobrevivência dessas empresas. Diante disso, considera-se que a abordagem do empreendedorismo pela via das práticas empreendedoras pode constituir uma alternativa para o desenvolvimento de estudos e pesquisas, e contribuir para uma análise mais compreensiva do fenômeno empreendedor em geral, e de empresas familiares em particular.</p> 2021-02-22T09:31:05-03:00 Copyright (c) 2021 Revista: apenas para a 1a. publicação http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/61610 Atração de pessoas nas startups: Discursos de sedução 2021-03-08T13:19:54-03:00 Sabrina Guimarães de Faria sabrina.g.faria@ufv.br Adriana Ventola Marra aventola@ufv.br Bruno Medeiros Ássimos bruno.assimos@gmail.com Mariana Mayumi Pereira de Souza mariana.mayumi@ufv.br <p>Este estudo teve como objetivo analisar estratégias de persuasão das <em>startups</em> para seduzir e atrair potenciais candidatos. Foram selecionadas oito <em>startups</em> por acessibilidadee, entrevistados os responsáveis pela Gestão de Pessoas destas. O corpus da pesquisa foi analisado pela Análise do Discurso. Os resultados apontaram para sete estratégias de persuasão no recrutamento, que são as oposições no discurso:nós versus eles, as redes sociais e o <em>employer branding</em>, os modismos do <em>pop management</em>, a diversidade como discurso, a flexibilidade, o ambiente descontraído e o discurso do crescimento. Todos estes temas aparecem como estratégias de persuasão e sedução que torna o discurso organizacional sutil e envolvente. As <em>startups</em> estabelecem implicitamente relações interdiscursivas com o discurso capitalista.</p> 2021-03-08T13:19:08-03:00 Copyright (c) 2021 Revista: apenas para a 1a. publicação http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/61280 Capacidades coletivas em inovações sociais à luz do Ciclo 5C: Uma análise da Rede Paraibana de Bancos Comunitários 2021-03-22T00:11:43-03:00 Leonardo Ferreira Batista leonardofb.leo@gmail.com Suzanne Érica Nóbrega Correia suzanne.enc@gmail.com <p>Este artigo tem como objetivo analisar empiricamente as variáveis de representação do Ciclo 5C de desenvolvimento de capacidades coletivas em inovações sociais: Capital, Conscientização, Conciliação, Colaboração e Confluência. Traz relevância aos estudos da área, bem como uma contribuição para estratégias que desenvolvam as capacidades coletivas nas iniciativas sociais. Construiu-se um estudo dos múltiplos casos da Rede Paraibana de Bancos Comunitários de Desenvolvimento. Evidenciou-se que a utilização do capital e as práticas de confluência são refletidas principalmente na difusão de práticas das iniciativas. Conclui-se, sob uma perspectiva de capacidades coletivas, que a análise desse framework em contextos reais subsidia práticas de desenvolvimento de capacidades coletivas e promove melhoria da gestão de iniciativas de inovação social e o consequente desenvolvimento local.</p> 2021-03-22T00:09:47-03:00 Copyright (c) 2021 Revista: apenas para a 1a. publicação http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/60978 Adoção de novas tecnologias: Um estudo com não usuários do sistema de solicitação de emissão de CPF pela internet, com ênfase em aspectos sociodemográficos 2021-04-05T10:30:50-03:00 Nery Domingos Gomes de Souza domnery123@gmail.com Josivania Silva Farias josivania@unb.br <p>Este estudo analisou fatores determinantes da não adoção do serviço de emissão de CPF disponibilizado de forma digital, distinguindo cidadãos não adotantes em função de variáveis demográficas e de hábito de uso de tecnologias. Teve como base teórica a Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 (UTAUT2). O estudo quantitativo descritivo obteve amostra de 383 clientes dos Correios. A consistência interna do instrumento foi aferida pelo Alpha de Cronbach, foram analisadas correlações de Pearson e Spearman entre variáveis, além de testes: T de Student, ANOVA e Qui-quadrado. Concluiu-se que há uma complexidade para atender necessidades do usuário dadas as características demográficas existentes no Brasil. O estudo recomenda ações para o desenvolvimento de plataformas mais intuitivas, para incrementar a difusão da plataforma digital.</p> 2021-04-05T10:30:04-03:00 Copyright (c) 2021 Revista: apenas para a 1a. publicação