v. 11, n. 1 (2013)

Editorial

Caros leitores.

Nesta primeira edição em que tenho a honrosa e difícil missão de substituir o Prof. Dr. José Carlos Lázaro da Silva Filho no comando editorial da revista, gostaria de congratulá-lo pelo excelente legado construído por ele e pelo conselho editorial nestes 3 últimos anos da Revista Contextus, com conquistas como inclusão na biblioteca eletrônica SPELL® Scientific Periodicals Electronic Library, na base da Ulrich’s Web em março de 2011, no Directory of Open Acess Journals (DOAJ), em fevereiro de 2011 e a classificação no Qualis de 2011 como B2.

Com o intuito de prosseguir o avanço qualitativo da Contextus, nesta edição apresentamos os primeiros 7 artigos dos 15 artigos anuais a serem editados. Alinhados com a diversidade de cursos da FEAAC-UFC, sua casa, os 7 artigos publicados abrangem temas relacionados a Economia, Administração e Contabilidade.

Iniciamos esta edição com artigo sobre a externalização de serviços secundários em uma instituição de ensino superior particular do Sul do Brasil. O segundo artigo aborda o processo de monitoramento de concorrentes em uma empresa de pequeno porte. O terceiro artigo apresenta um ensaio teórico no qual são analisa as as barreiras à evolução do pensamento e do conhecimento científico, mediante reunião, em um único diálogo, dos ídolos do intelecto humano identificados por Bacon e dos obstáculos epistemológicos apontados por Bachelard. O quarto artigo identifica se os níveis de habilidades cognitivas demandados pelo Enade e pelo Exame de Suficiência do CFC são aderentes ao perfil do Contador estabelecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), na perspectiva da Taxonomia de Bloom. No quinto artigo é examinada a dinâmica do surgimento de estratégias emergentes em organizações que fazem uso de processos deliberados de formulação estratégica. O sexto artigo verificou como a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) está vinculada à estratégia nas instituições financeiras públicas e privadas. No sétimo artigo, os autores analisam os fundamentos teóricos e o desempenho do Modelo CreditRisk+, uma das metodologias de gestão de risco de crédito criadas por bancos, em uma amostra de portfólio de crédito.

Após sua classificação como B2, houve um aumento significativo no número de submissões de artigos a Contextus, o que implicou na necessidade de acréscimo no número de avaliadores das mais diversas áreas relacionadas a Economia e Gestão. Nossos sinceros agradecimentos a todos os que colaboraram com a Contextus, pois nada seria possível sem o trabalho dos avaliadores, que com muito desprendimento investem parte de seu tempo já tão comprometido nessa contribuição voluntária para a disseminação do conhecimento científico.

Por fim, agradecemos a paciência dos autores e os parabenizamos pelo êxito da publicação de seu trabalho bem como desejamos a todos os leitores uma agradável leitura.

Atenciosamente,

Profa. Dra. Marcelle Colares Oliveira.

Sumário

Artigos

Bruno Alves dos Santos, Carlos Alberto Diehl, Rosane de Fátima Andrioli
PDF
Éverton Luís Pellizzaro de Lorenzi Cance
PDF
Diego de Queiroz Machado, Fátima Regina Ney Matos, Leonardo Victor de Sá Pinheiro
PDF
Francisco Marton Gleuson Pinheiro, José Maria Dias Filho, Laerson Morais Silva Lopes, Raimundo Nonato Lima Filho
PDF
Rudolf Gabrich, José Márcio de Castro
PDF
Samuel Carvalho De Benedicto, Carlos Maciel Stieg, Edilei Rodrigues de Lames, Cândido Ferreira da Silva Filho
PDF
Rafael Mileo, Herbert Kimura, Eduardo Kazuo Kayo
PDF