v. 12, n. 1 (2014)

Editorial

Caros leitores,

Conforme anunciado, a Revista Contextus a partir deste número passa a ser quadrimestral; portanto, este é o primeiro número dos três que serão publicados em 2014. Com isso, almejamos publicar mais artigos anualmente e contribuir para a divulgação da produção científica no país.

 

Para melhorarmos a qualidade da publicação, é importante que divulguemos a Revista em nossas organizações e em redes sociais, para que possamos receber mais submissões de trabalhos. No intuito de estimular as submissões, temos trabalhado arduamente para reduzir o tempo do fluxo de avaliação. É importante frisar que isso não seria possível sem a colaboração de todos: corpo editorial, avaliadores, autores e demais colaboradores.

 

Os trabalhos que compõem esta Edição são os seguintes:

Experiência de consumo e o papel da qualidade do serviço em concessionárias de veículos, desenvolvido por Ieda Pelogia Martins Damian e Edgard Monforte Merlo, discute a influência da experiência do consumo, suas relações com a qualidade do serviço e suas implicações para os gestores.

Estilos de comunicação de marcas globais em diferentes contextos culturais: um estudo sobre a marca MCDonald’s, desenvolvido por  Edson Roberto Scharf e Halissa Odebrecht da Silva, analisa os estilos de comunicação adotados pela marca McDonald’s nos mercados norte-americano e brasileiro.

Tecnologias ambientais e os impactos no desempenho econômico-financeiro: o caso da Celulose Irani S/A, desenvolvido por Fábio Lazzarotti, Simone Sehnem, Yeda Maria Pereira Pavão, Anete Alberton e Sidnei Marinho, analisa o impacto das tecnologias ambientais no desempenho econômico-financeiro de uma empresa de papel e celulose.

Relação da assimetria da informação, da participação orçamentária e do risco na criação da folga orçamentária, desenvolvido por Carlos Eduardo Facin Lavarda e Odir Luiz Fank, verifica a relação da assimetria da informação, da participação orçamentária e da posição de risco na criação da folga orçamentária pela média gerência de organizações.

A dinâmica da cooperação: um estudo longitudinal em redes empresariais do setor moveleiro, desenvolvido por Douglas Wegner, Greice De Rossi e Tiago Franquini Scarano, estuda as mudanças ocorridas entre 2004 e 2011 em duas redes interorganizacionais constituídas por fábricas de móveis no Rio Grande do Sul.

Opção por endividamento na estrutura de capital: evidências em firmas brasileiras, desenvolvido por Ariane Firmeza Mota, Antônio Carlos Dias Coelho e Allan Pinheiro Holanda, investiga se empresas listadas no mercado de capitais do Brasil, em amostra de 476 empresas no período de 2000 a 2012, financiam seus deficit financeiros através de endividamento.

Aproveitamos para convidá-los a atualizar o seu cadastro e indicar nele a possibilidade de atuar como avaliador numa das próximas edições.

 

Agradecemos seu interesse e apoio contínuo em nosso trabalho, desejando que continuem a divulgar e a indicar a Revista Contextus em suas organizações e em redes de cooperação acadêmica, visando torná-la um periódico cada vez mais visível e de utilidade pública no Brasil e no exterior.

 

Boa leitura.

 

Marcelle Colares Oliveira.

Editora Chefe.

Sumário

Artigos

Ieda Pelogia Martins Damian, Edgard Monforte Merlo
PDF
Edson Roberto Scharf, Halissa Odebrecht da Silva
PDF
Fábio Lazzarotti, Simone Sehnem, Yeda Maria Pereira Pavão, Anete Alberton, Sidnei Marinho
PDF
Carlos Eduardo Facin Lavarda, Odirc Luiz Fank
PDF
Douglas Wegner, Greice De Rossi, Tiago Franquini Scarano
PDF
Ariane Firmeza Mota, Antônio Carlos Dias Coelho, Allan Pinheiro Holanda
PDF