v. 7, n. 2 (2009)

Editorial

O segundo número de 2009 da Revista Contextus dá continuidade à divulgação de estudos científicos nas áreas de administração, contabilidade e economia. Como tem feito em números anteriores, busca sempre avançar nas qualidades técnica e científica dos artigos publicados, como se pode constatar nos sete artigos publicados.

O primeiro artigo, “Agrupamento dos setores da economia segundo o seu desempenho: um estudo utilizando análise fatorial e de clusters”, analisa o comportamento dos setores da economia nacional durante o período de 2003 a 2006, período que coincide com mudança de governo na esfera federal. A formação dos agrupamentos, segundo as performances setoriais da economia nacional, se faz com base em métricas de desempenho econômico, financeiro e de estrutura.

Por sua vez, o segundo artigo, “O arranjo produtivo local como potencializador da vantagem competitiva: a visão dos participantes do APL de turismo região Lagoas em Alagoas” e mostra como a formação de mão-de-obra e a cooperação empresarial são os determinantes para a competitividade das empresas participantes do arranjo produtivo local de turismo na região.

O terceiro artigo, “Avicultura integrada e estratégias de mercado de grandes empresas em Pernambuco” analisa as estratégias de grandes unidades industriais no agronegócio da avicultura pernambucana a partir de suas relações no ambiente. Evidencia que as empresas pernambucanas, mesmo dependentes de insumos extra-estaduais para ração, conseguem se inserir competitivamente no mercado nacional de ovos e frangos.

O quarto artigo, “Competências necessárias e competências exercidas na gestão de contratos de serviços terceirizados em uma empresa do setor de mineração de Minas Gerais”, ao identificar as competências necessárias a um gestor de contratos de terceirização em empresas mineradoras, observa que a terceirização tem sido uma forma competente de desenvolver o sistema de gestão de empresas mineradoras. Por outro lado, destaca a existência de limitações de qualidade, o que sugere a necessidade de adaptação organizacional para se obter um melhor aproveitamento do mecanismo de terceirização.

O próximo artigo, “A utilização dos custos no suporte as atividades de marketing: um estudo no setor hoteleiro de Curitiba e região metropolitana” análisa a utilização das informações de custos para fins estratégicos na prestação de serviços e o suporte que pode ser evidenciado nas atividades de marketing em sua demanda específica no setor de hotelaria. Os resultados revelaram quanto ao posicionamento estratégico dos gestores dos hotéis, predomina a estratégia de diferenciação para as atividades fins.

O penúltimo artigo desse número, “Gestão de custos rurais: comparando práticas entre distintos pólos de produção agroindustriais do estado de Pernambuco” compara as práticas de gestão de custos no âmbito de empresas agroindustriais localizadas nos principais pólos de produção agroindustrial de Estado de Pernambuco.

O último estudo, “A utilização de software social em organizações: o caso dos wikis”. trata-se de um ensaio que explora as potencialidades da tecnologia softwares sociais web-based dos wikis para incrementar a interação interinstitucional de organizações empresariais.

Certamente, a discussão desenvolvida nos artigos possibilitará aos leitores a oportunidade de confrontar novos conhecimentos e aprofundar avaliações críticas nas temáticas correlatas bem como despertar novos avanços no campo da ciência. Continuamos aguardando sua participação, seja como autor, parecerista ou leitor, contribuindo com suas sugestões para o crescimento da Revista Contextus.

Sandra Maria dos Santos

Sumário

Artigos

Sílvio Parodi Oliveira Camilo, Carlos Eduardo Carvalho, Wlamir Gonçalves Xavier
PDF
Victor Souza Sgarbi
PDF
Tales Vital, Hurbert Drouvot, Yony Sampaio
PDF
Yana Torres de Magalhães, Alexandre Magno das Graças Ferreira, Luiz Alex Silva Saraiva, Elvécio Ribeiro Brasil
PDF
Ivonaldo Brandani Gusmão, Lauro Brito de Almeida
PDF
Antônio André Cunha Callado, Aldo Leonardo Cunha Callado
PDF
José Lindoval Aragão Matos
PDF