v. 9, n. 1 (2011)

Editorial

 

Caros leitores,

A primeira edição de 2011 com seus oito artigos por edição, segue a decisão já seguida há 3 anos de publicarmos os quinze artigos anuais - conforme exigência da CAPES - mantendo  sempre a meta qualitativa das revistas qualificadas como B2 pela CAPES na nossa área.

Para esta edição, revisamos as funções de nossos colegiados convidando para nosso Corpo Editorial Científico Professores Pesquisadores Produtividade, Editores e Ex-Editores de outras revistas já bem qualificadas, que darão conselhos qualitativos para as edições da Contextus. Esta edição começa tematizando sobre estratégia nos seus três primeiros artigos, uma contribuição da UFRGS sobre a Estratégia de uma empresa de Agronegócios usando a Teoria Baseada em Recurso; Seguindo duas análises de estratégia de Instituições de Ensino Superior, um estudo multicasos e um estudo sobre a opção de desenvolver o Ensino a Distância. Segue a esses três primeiros artigos três artigos com o corte transversal de fundo na sustentabilidade organizacional; O quarto artigo analisa o comportamento do consumidor carioca em relação produtos ecológicos; O quinto analisa a evidenciação voluntária da Natura e o sexto busca através de abordagem institucional identificar práticas de Responsabilidade Social Empresarial na empresa de saneamento do Ceará, a CAGECE. O sétimo artigo é uma contribuição de colegas pernambucanos sobre a cadeia produtiva da Batata Reno em Moçambique, analisando a sua governança, o que deve ampliar o impacto de nossa revista a comunidade luso-falante global. Por fim, o oitavo e último artigo desta edição comprova a multidisciplinariedade da Contextus ao apresentar um artigo econômico-financeiro sobre Cooperativas de Crédito.

Gostaria ainda de comentar que continuamos seguindo as indicações da CAPES e do Manual de Boas práticas Editoriais da ANPAD, sendo nesta edição incluído um único artigo de colegas da UFC (apresentado no EnANPAD de 2010, e após submetido passou pelo processo de Revisão Ad Hoc), reafirmando a nossa busca por endogenia autoral mínima . Gostaria de finalizar agradecendo as submissões que temos recebido e voltar convidar nossos colegas a visitarem o nosso site (www.Contextus.ufc.br) e submeterem seus trabalhos a nossa revista. Um agradecimento especial fica a nossos avaliadores Ad Hoc, aos quais gostaria de enfatizar que coloquem no seus Lattes não apenas a condição de Avaliadores (deste) Periódico, mas também contem como produção técnica cada uma de suas avaliações.

Boa Leitura,

Atenciosamente,

Prof. Dr. José Carlos Lázaro da Silva Filho (Editor-chefe)

Sumário

Artigos

Elisson Alberto Tavares Araújo, Wendel Alex Castro Silva
PDF
Júlio Ántónio, Luiz Andrea Favero, Romilson Marques Cabral
PDF
Teresa Cristina Aguiar Lima, Augusto Cézar de Aquino Cabral, Maria Naiula Monteiro Pessoa, Sandra Maria dos Santos, Debora Cardoso do Nascimento
PDF
Bruna Matos, Donizete Reina, Sandra Rolim Ensslin, Diane Rossi Maximiano Reina
PDF
André Lacombe Rocha
PDF
Viviane Santos Pereira, Luiz Marcelo Antonialli
PDF
Emerson Wagner Mainardes, Cristina Schmitt Miranda, Carlos Henrique Correia
PDF
Tania Nunes da Silva, Marcelo Fernandes Pacheco Dias, Silvio Santos Junior, Nadir Paula da Rosa, Érica Silva Mendonça
PDF