IDEALISMO DA INFINITUDE HEGELIANA E FETICHISMO DA FINITUDE MARXIANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30611/2018n13id40086

Palavras-chave:

Idealismo. Infinitude. Finitude. Fetichismo. Método.

Resumo

As categorias da finitude e da infinitude são explicitadas na Ciência da Lógica de Hegel. Entre as duas categorias emerge uma contradição que conduz ao movimento lógico do Ser, da Essência e do Conceito. O finito torna-se infinito pela mediação do real e da ideia. A filosofia é este processo de apresentação da finitude abstrata imediata a infinitude concreta mediata. Há um debate produtivo entre a dialética hegeliana e a interpretação marxiana sobre a contradição da finitude e da infinitude. Este é o problema que abordaremos, começando pelo idealismo da infinitude hegeliana e, depois, trataremos da teoria do fetichismo marxiano. Estes dois temas serão expostos através da estruturação de textos dos dois autores e interpretação conforme o objetivo da pesquisa. O resultado é um relevante debate para a aproximação metodológica entre Hegel e Marx.

Referências

BELLOFIORE, R. "Lost in translation: once again on the Marx-Hegel connection", In: Marx's capital and Hegel's logic, pp 164-188, 2014.

FINESCHI, Roberto. Marx e Hegel. Contributi a una rilettura. Roma: Carocci, 2006.

HEGEL, G. W. F. Ciência da lógica. A doutrina do ser (1832). Trad. Christian G. Iber et alii. Petrópolis: Editora Vozes, 2016.

IBER, Christian. Elementos da teoria marxiana do capitalismo. Um comentário sobre o livro I de O Capital de Karl Marx. Porto Alegre: Editora Fi/EDIPUCRS, 2013.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Livro I: O processo de produção do capital. Trad. Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013.

ORSINI, Federico. Contribuição para uma relação crítica entre Hegel e Marx. Seminário sobre leitura de O Capital de Karl Marx 2016/01. Porto Alegre: PPG Filosofia PUCRS, 07.03.2016.

ORSINI, Federico. Passagem. Observação 2: O idealismo. Material usado em Seminário Doutrina do Ser de Hegel, Porto Alegre: PUCRS, dia 05.06.2017, p. 3-4.

Downloads

Publicado

2018-12-29

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo