VOLTAIRE, ROUSSEAU E O CRISTIANISMO: HISTÓRIA E PODER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30611/2019n15id43147

Palavras-chave:

Voltaire, Rousseau, Cristianismo, História, Política

Resumo

A história do cristianismo foi objeto de investigação entre os pensadores do século XVIII. Nesse trabalho, o nosso objetivo é o de revisar as relações entre o cristianismo e o poder, a partir de uma análise comparativa das ideias de Voltaire e Rousseau em seu domínio histórico. O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica por meio de uma abordagem filosófica que envolve escritos desses dois pensadores da filosofia. Em Voltaire, a nossa análise inclui uma investigação sobre Jesus Cristo enquanto personagem histórico bem como uma “genealogia” do cristianismo, conforme as obras: “O túmulo do fanatismo” (1736), “Tratado sobre a tolerância” (1763) e “Catecismo do homem honesto” (1763). Quanto a Rousseau, buscamos interpretar a sua abordagem histórica a respeito do cristianismo e suas conexões com a política. A nossa investigação baseia-se nas obras: “Resposta ao rei da Polônia” (1751), o capítulo sobre a “Religião civil” em “Do Contrato Social” (1762) e “Cartas escritas da montanha” (1764). Os resultados do trabalho pontuam não apenas semelhanças e diferenças entre Voltaire e Rousseau, quanto à tensão entre cristianismo e poder em seu domínio histórico, mas também oferecem esclarecimentos que direcionam para a necessária defesa de um Estado laico.

Referências

ALMEIDA JÚNIOR, José Benedito. A filosofia contra a intolerância: política e religião no pensamento de Jean-Jacques Rousseau. Tese de Doutorado em Filosofia. São Paulo, USP, Departamento de Filosofia, 2008.
GLIOZZO, Charles A. The Philosophes and Religion: Intellectual Origins of the Dechristianization Movement in the French Revolution. In Church History, v. 40, n. 3, 1971, p. 273-283.
KAWAUCHE, Thomas. Religião e política em Rousseau: o conceito de religião civil. São Paulo: Humanitas: FAPESP, 2013.
MARITAIN, Jacques. Three Reformers: Luther, Descartes, Rousseau. Washington: Kennikat Press, 1970.
MITCHELL, Joshua. Not By Reason Alone: Religion, History, and Identity in Early Modern Political Thought. Chicago: The University of Chicago Press, 1993.
MOSCATELI, Renato. Rousseau frente ao legado de Montesquieu: história e teoria política no século das luzes. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Carta a D’Alembert. Tradução de Roberto Leal Ferreira. Campinas, SP: Unicamp, 1993.
______. Cartas escritas da Montanha. Tradução de Maria Constança Peres Pissarra e Maria das Graças de Souza. São Paulo: Unesp, 2006.
______. Correspondance complète de Jean Jacques Rousseau. Bunbary, 1972 (The Voltaire Foundation) (XV-XVI).
______. Emílio ou Da Educação. Tradução de Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
______. Júlia ou a Nova Heloísa. Tradução de Fulvia M. L. Moretto. Campinas, SP: Hucitec, 1994.
______. Oeuvres Complètes. Bibliothèque de la Plêiade. Paris: Gallimard, 1959 – 1995, (v. II-V).
______. Várias Obras. 3. ed. Tradução de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Nova Cultural, 1983 (Os Pensadores).
RUZZA, Antonio. Em nome das luzes: um desafio à religião. São Paulo: Anablume, 2012.
SOUZA, Maria das Graças de. Ilustração e história: o pensamento sobre a história no Iluminismo francês. São Paulo: Discurso Editorial, 2001.
VOLTAIRE, François Marie Arouet. Catecismo do homem honesto. Tradução de Regina Schöpke e Mauro Baladi (Orgs.). Filosofia Clandestina: vol. 2. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
______. Mélanges. Paris: Gallimard, 2002.
______. O túmulo do fanatismo. Tradução de Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
______. Tratado sobre a tolerância. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
WARD, Frances. Why Rousseau was Wrong? Christianity and the Secular Soul. London: Bloomsbury, 2013.

Downloads

Publicado

2019-12-24

Edição

Seção

Dossiê Jean-Jacques Rousseau