A religião como projeto educacional em "A Educação do Gênero Humano" de G. E. Lessing

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30611/2014n4id5171

Resumo

O presente texto pretende apresentar a relação entre a filosofia/teologia da história e o ideal de formação da humanidade a partir da religião enquanto uma proposta pedagógica em “A Educação do Gênero Humano” de G. E. Lessing. Ao relacionar analogamente a educação com o processo de revelação ocorrido tanto no indivíduo como no gênero humano, o estudo interpreta a proposta de Lessing enquanto um projeto educacional, o que pode ser demonstrado pela forte influência que o mesmo exerceu sobre o processo de reformas educacionais na Alemanha entre os séculos XVIII e XIX.

Biografia do Autor

Marcos Fábio Alexandre Nicolau, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Professor Assistente do Curso de Filosofia e Professor Colaborador do Mestrado Profissional em Saúde da Família da  Universidade Estadual do Vale do Acaraú - UVA. Doutor em Educação pela UFC.

Downloads

Publicado

2016-10-06

Edição

Seção

Dossiê Filosofia e Religião