SENTIDO DA CRÍTICA À RELIGIÃO NO PENSAMENTO DE LUDWIG FEUERBACH
DOI:
https://doi.org/10.30611/2015n6id5210Resumo
A reflexão sobre o problema religioso é o centro das preocupações de Ludwig Feuerbach no conjunto de sua obra. Ele propõe a redução, em primeiro lugar, da teologia à antropologia dado ao fato de entender que os mistérios acerca de Deus e da religião explicam-se pelo conhecimento do homem. Seu pensamento, o qual mantém que na base de tudo está a natureza, vem indicar que este cria tanto Deus quanto a religião. A religião, prerrogativa apenas humana, tendo em vista neutralizar o sentimento de dependência e aplacar os desejos, revela-se, nas origens, por meio de celebrações solenes, marcando a devoção à natureza. Deus é resultado, por sua vez, da imaginação do homem e de sua capacidade de fantasiar, de representar. O objetivo de Feuerbach é mostrar que Deus e a religião são um espelho do homem, trazendo, na sua base, a essência dele, algo que este precisaria de fato tomar consciência. Mas, em consequência deste pensamento, contrário aos ditames da tradição, ele é tachado de ateu e inimigo da religião. Pretendo, neste artigo, caracterizar o sentido do problema da religião em Feuerbach visando afastar essas ideias negativas que sobre ele recaem. Para tanto, farei uma análise de várias passagens de três dos seus principais livros, na medida em que, assim, pode-se compreender que a religião é algo necessário ao homem e que ela não pode ser extinta de sua vida, uma vez que a busca de seu crescimento, visando atingir o cume de sua perfeição, passa pelo seu avanço em termos espirituais e pelo alargamento de sua sensibilidade.Downloads
Publicado
2016-10-06
Edição
Seção
Dossiê Ludwig Feuerbach: Antropologia e Ética
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).