MAL-ESTAR NA EDUCAÇÃO: O TRIUNFO DO DISCURSO DO MESTRE SEGUNDO LACAN
DOI:
https://doi.org/10.30611/2021n24id78032Palavras-chave:
Educação, Discurso, Capitalismo, PsicanáliseResumo
Esse artigo busca investigar a relação do discurso capitalista com o modelo de educação contemporânea através da psicanálise lacaniana. Para tanto, o estudo parte da teoria dos discursos, a fim de interrogar determinados aspectos das políticas educacionais que implicam na práxis pedagógica. Conforme o entendimento de Jacques Lacan, os discursos estabelecem laços sociais que são verdadeiros elos de coletividade, uma vez que as estruturas da linguagem exercem domínio sobre as práticas do sujeito, fazendo reverberar na política, na cultura, no conhecimento e nas ideologias em geral. Desse modo, o ponto de elaboração da problemática encontra-se em pensar a educação contemporânea a partir dessa interface do discurso capitalista, que, muitas vezes, intervém no ato educativo, por meio da pressão pelo sucesso escolar, ocasionando o adoecimento precoce dos jovens, rotulando o sujeito em resultados normativos e até mesmo na produção em massa de capital humano, e assim gerando um Mal-estar na educação. Tal perspectiva será trabalhada por meio da leitura da obra de Lacan O avesso da psicanálise (1969-1970), de maneira a destacar o discurso capitalista na mediação social da linguagem via agendamentos do sujeito e na incorporação das relações institucionais de ensino atual.
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