RECUO DA TEORIA E PEDAGOGIA PRATICISTA
DOI:
https://doi.org/10.30611/2022n25id80846Palavras-chave:
formação docente, recuo da teoria, G.W.F. Hegel, Karl MarxResumo
O artigo discute o recuo da teoria instalado nos processos de formação de professores do nosso tempo. Como suporte teórico, lança mão das concepções epistemológicas de G.W.F. Hegel e de Karl Marx. Ao apresentar essas perspectivas teóricas, a partir de obras dos próprios autores, advoga que a despeito de partirem de intencionalidades político-sociais antagônicas, ambos levam-nos a constatar que os padrões de formação pedagógica preponderantes atualmente não ultrapassam os níveis mais imediatos e indeterminados do processo de elaboração do saber. Por fim, conclui que a aversão à teoria, em favor da suposta valorização de uma formação prática para a prática, afunda no praticismo, fragiliza a práxis, confina a formação nos limites do senso comum e afasta a Pedagogia do nível do conhecimento científico.
Referências
DUAYER, Mario; MORAES, Maria Maria Célia Marcondes de. Neopragmatismo: a história como contingência absoluta. Rio de Janeiro: Revista Tempo, v. 4, p. 27-48, 1997.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Fenomenologia do Espírito. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2005.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Propedêutica Filosófica. Lisboa: Edições 70, 2018.
INWOOD, Michael. Dicionário Hegel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
LUKÁCS, György. Para uma Ontologia do Ser Social. Vol. I. São Paulo: Boitempo, 2018.
MARX, Karl. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
MARX, Karl. Grundrisse. São Paulo: Boitempo, 2011.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010.
MARX, Karl. O Capital. Livro III: O processo global da produção capitalista. São Paulo: Boitempo, 2017.
MORAES, Maria Célia Marcondes de. Iluminismo às avessas como contexto da pós-graduação no Brasil. Ijuí: Revista Educação UNISINOS, v. 5, n. 9, p. 79-101, 2004.
MORAES, Maria Célia Marcondes de. Indagações sobre o conhecimento no campo da educação. Florianópolis: Revista Perspectiva, v. 27, n. 2, p. 315-46, 2009.
MORAES, Maria Maria Célia Marcondes de. Os "pós-ismos" e outras querelas ideológicas. Florianópolis: Revista Perspectiva, v. 14, n. 24, p. 45-59, 1996.
MORAES, Maria Célia Marcondes de. Paradigmas e adesões: temas para pensar a teoria e a prática em educação. Florianópolis: Revista Perspectiva, v. 17, n. 32, p. 51-68, 1999.
MORAES, Maria Célia Marcondes de. Recuo da Teoria: dilemas na pesquisa em Educação. Braga: Revista Portuguesa de Educação, v. 14, n. 1, p. 7-25, 2001.
VAZ, Henrique Cláudio de Lima. Introdução ao pensamento de Hegel. Tomo I: a Fenomenologia do Espírito e seus antecedentes. São Paulo: Loyola, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).