A DUALIDADE DO MEDO DE MEDEIA NA TRAGÉDIA DE SÊNECA
DOI:
https://doi.org/10.30611/33n33id94050Palavras-chave:
Medeia, Sêneca, tragédia, medo, dualidadeResumo
A peça trágica, Medeia, é uma das maiores criações de Sêneca. É notável que Medeia tivesse empreendido uma luta interna para manter-se fiel ao seu passado de crimes, pois pretendeu exacerbar seu lado criminoso e, por fim, acabou travando uma batalha com sua própria consciência. No decorrer da peça, invocou até mesmo o universo, solicitando vingança à sua dor; entretanto, ela é mãe, revestida, internamente, de um “medo feminino”. Pretende-se apresentar, neste estudo, de que forma Medeia empreende tal luta interna para arrancar do peito esse sentimento e desvencilhar-se do medo feminino a ponto de tornar-se “inumana” e matar os próprios filhos.
Referências
DUPONT, F. Le théâtre latin. Paris: A. Colin, 1988.
FREITAS, Renata Cazarini de. Cuncta Quatiam – Medeia abala estruturas. O teatro de Sêneca e sua permanência na cena contemporânea: tradução e recepção. 2015 (Dissertação de Mestrado).
HERRMANN, L. Le théâtre de Séneque. Paris: Les Belles Lettres, 1924.
NOVAK. Maria da Glória. Medeia de Sêneca. Letras Clássicas, n. 3, p. 147-162, 1999.
PRADO, João Batista Toledo et alii. A reatualização do mito de Medeia em Eurípides, Ovídio e Sêneca. Revista Intertexto. 2021.
SÉNÈQUE. Tragédies tome. I. Paris: Les Belles Lettres, 1964.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Elaine Cristina Prado dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).