CONHECIMENTO RELACIONAL E O CONCEITO FUNCIONAL DE NÚMERO: ASPECTOS ESTRUTURANTES DO PROGRAMA FILOSÓFICO DE ERNST CASSIRER
DOI:
https://doi.org/10.30611/2024n34id94584Palavras-chave:
Cassirer, Conhecimento, Relações, Conceito, FunçãoResumo
O objetivo do presente artigo é o de explicitar e analisar dois aspectos estruturantes da filosofia de Ernst Cassirer, a saber: a) a defesa do caráter relacional do conhecimento e b) a natureza funcional do conceito de número. Ambos consistem em traços que marcaram o programa filosófico do autor, bem como várias de suas agendas de pesquisa. O debate no qual essa discussão é desenvolvida diz respeito ao problema em torno da formação dos conceitos científicos e à resistência à perspectiva metafísica que, por sua vez, assumiu pressupostos pré-críticos quando da interpretação dos conceitos em termos substanciais. A noção de conhecimento relacional – que encontra, na matemática, o exemplo de como os conceitos se formam independentemente da abstração metafísica – consiste em um aspecto fundamental no pensamento cassireriano. O simbolismo de Cassirer, sem o qual não teria sido possível a sua crítica da cultura, pressupõe o devido desenvolvimento da tese de que conhecer é construir relações lógico-epistêmicas.
Referências
AMARAL, Lucas Alessandro Duarte. Ernst Cassirer e o caráter sui generis de sua abordagem metodológica em torno a um aspecto do Faktum da ciência: um estudo sobre a recepção do logicismo em Substanzbegriff und Funktionbegriff. Tese de Doutorado. São Paulo, PUC, Departamento de Filosofia, 2018. CASSIRER, E. Substance and function [and] Einstein's theory of relativity. Mineola: Dover Publications, 1953.
CASSIRER, E. Ensaio sobre o homem: Introdução a uma filosofia da cultura humana. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
CASSIRER, E. A filosofia das formas simbólicas: A linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001. v. 1.
CASSIRER, E. A filosofia das formas simbólicas: Fenomenologia do conhecimento. São Paulo: Martins Fontes, 2011. v. 3.
CASSIRER, E. O conceito de número. In: Revista Perspectiva Filosófica, Recife, v. 2, n. 40, jul. 2013, p. 140-178. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/perspectivafilosofica/article/view/230235. Acesso em: 14 nov. 2020.
CASSIRER, Ernst. El problema del conocimiento. Mexico, DF: Fondo de Cultura Económica, 1953-1964. 4 v.
HEIS, J. Ernst Cassirer’s Substanzbegriff und Funktionsbegriff. Hopos: The Journal of the International Society for the History of Philosophy of Science, Chicago, v. 4, n. 1, out. 2014, p. 241-270. DOI: https://doi.org/10.1086/676959.
OLIVEIRA, José Carreira de. Substância e Função em Ernst Cassirer: Uma construção de conceitos nas ciências naturais exatas. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte, Universidade Federal do Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, 2011. Disponível em: https://philarchive.org/archive/OLISEF-6. Acesso em: 14 nov. 2020.
PORTA, M. A. G. Estudos Neokantianos. São Paulo: Loyola, 2011.
SILVA, J. J. Filosofia das matemáticas. São Paulo: Unesp, 2007.
VERENE, D. P. (Ed.). Symbol, myth, and culture: Essays and lectures of Ernst Cassirer, 1935-1945. New Haven: Yale University Press, 1981.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ivânio Lopes de Azevedo Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).