CONTRACULTURALISMO EPISTEMOLÓGICO E OBJETIVIDADE CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE POSSÍVEIS MARCAS DE UM PENSAMENTO IRRACIONALISTA

Autores

  • Mayza Cortez Cortez
  • Paloma Costa Andrade

Resumo

RESUMO

 

O presente artigo tem como objetivo estudar o contraculturalismo epistemológico, enquanto movimento fomentado pelo ideal multiculturalista, a fim de compreender como e em que medida o pensamento irracionalista pode ser observado na formulação das premissas deste movimento contracultural científico, com o intuito de propagar o ideal pluralista, através de pesquisa bibliográfica. O resultado encontrado foi a preocupação não com o conhecimento cientifico objetivamente posto, mas com a sua origem, com quem o produz. Se as conclusões de determinada pesquisa científica não contribuem positivamente para a afirmação de qualquer dos discursos das minorias oprimidas, há, desde logo, a presunção de que o conhecimento produzido é deficiente, não progressista e, portanto, deve ser desacreditado. Assim, contata-se a presença de um irracionalismo. Para tanto, utilizou-se os métodos de pesquisa descritivo e dialético.

 

Palavras-chave: Contraculturalismo. Epistemologia. Pesquisa Científica.

Biografia do Autor

Mayza Cortez Cortez

Mestranda em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Paloma Costa Andrade

Mestranda em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Referências

REFERÊNCIAS

COELHO NETTO, José Teixeira. Dicionário crítico de política cultura. São Paulo: Ilumiuras. 2004.

HAACK, Susan. Manifesto de uma moderada apaixonada. Ensaios contra a moda irracionalista. Tradução de Rachel Herdy. Rio de Janeiro: Loyola, 2011, p. 219-255.

KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. 9.ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.

McLAREN, Peter. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez Editora, 1997.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Uma concepção multicultural dos direitos humanos. Revista Lua Nova. São Paulo:Cedec. no 39, l997, p. 105-124.

WOLKMER, Antônio Carlos. Pluralismo jurídico: fundamentos de uma nova cultura no direito. São Paulo: Alfa Ômega, 2001. Cap. 4, p. 169-232.

Downloads

Publicado

2017-10-01

Como Citar

Cortez, M. C., & Andrade, P. C. (2017). CONTRACULTURALISMO EPISTEMOLÓGICO E OBJETIVIDADE CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE POSSÍVEIS MARCAS DE UM PENSAMENTO IRRACIONALISTA. Revista Dizer, 2(1). Recuperado de http://periodicos.ufc.br/dizer/article/view/31617

Edição

Seção

Artigos