CONTROVÉRSIAS A RESPEITO DA TEORIA DA CAUSA MADURA: REPERCUSSÕES DE SEU REGRAMENTO LEGAL NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL.

Autores

  • Sandir Chaves de Aguiar

Resumo

RESUMO

 

A Teoria da Causa Madura é um salutar e benéfico mecanismo de desobstrução de tutela jurisdicional, manejada para cassar sentenças que extinguiram processos sem resolução de mérito. Tal teoria possibilita rechaçar o óbice que impediu às partes de terem um pronunciamento definitivo a respeito dos pontos nucleares das questões postas para apreciação do Poder Judiciário. A nova codificação processual civil modificou pontos fundamentais desse instituto, que, desde seu ingresso no ordenamento jurídico brasileiro, suscitou inúmeras discussões doutrinárias que persistem até hoje. O presente estudo cuidará de analisar as controvérsias doutrinárias que permeiam a aplicação da Teoria da Causa Madura, se posicionando de forma a buscar soluções em consonância com os Princípios Constitucionais do Processo. O estudo será realizado por meio do método dedutivo, da investigação indireta, utilizando fontes bibliográficas e jurisprudenciais. A pesquisa conclui que a referida teoria apresenta-se como um método eficiente de se alcançar a efetiva prestação jurisdicional.

 

Palavras-chave: Teoria da Causa Madura. Novo Código de Processo Civil. Apelação. Teoria Geral dos Recursos.

Biografia do Autor

Sandir Chaves de Aguiar

Graduando em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Referências

REFERÊNCIAS

BECKER, Rodrigo; TRIGUEIRO, Victor. A teoria da causa madura no agravo de instrumento. Disponível em: <https://jota.info/colunas/coluna-cpc-nos-tribunais/a-teoria-dacausa-madura-no-agravo-de-instrumento-24022017>. Acesso em: 20 mai. 2017.

CÂMARA, Alexandre Freitas. O Novo Processo Civil Brasileiro. 3. ed. São Paulo: Grupo Gen, 2017.

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA. RMS: 24433 RS 2007/0135152-5. Relator: Ministro Nefi Cordeiro. DJ. 22/06/2015.

DIDIER JUNIOR, Fredie. Curso de Direito Processual Civil, vol.3, 17. ed. Salvador: Ed JusPODIVM, 2016.

MEDINA, José Miguel Garcia. Novo Código de Processo Civil Comentado. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2015.

NEGRÃO, Theonito et al. Novo Código de Processo Civil e Legislação Processual em vigor. 47. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

NEVES, Daniel Amorim Assumpção. Manual de Direito Processual Civil. 9. ed. Salvador: Ed. JusPodivm, 2017. ______. Novo CPC comentado. 1. ed. Salvador: Ed. JusPodivm, 2016.

ROGRIGUES, Marcelo Abelha. Manual de Direito Processual Civil. 5 ed., São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.

Downloads

Publicado

2017-10-01

Como Citar

Aguiar, S. C. de. (2017). CONTROVÉRSIAS A RESPEITO DA TEORIA DA CAUSA MADURA: REPERCUSSÕES DE SEU REGRAMENTO LEGAL NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. Revista Dizer, 2(1). Recuperado de http://periodicos.ufc.br/dizer/article/view/31625

Edição

Seção

Artigos